Galipolo diz que o BC ainda não avaliou os impactos da folha de pagamento CLT

O Presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galipolo, disse quinta -feira (27/3) que os impactos da liberação de empréstimos privados da folha de pagamento ainda não foram considerados no Relatório de Política Monetária (RPM) deste trimestre.

Embora não seja avaliado nas estatísticas do Banco Central, Galipolo disse que os efeitos da remessa privada serão analisados, pois é um processo que não tem “consolidação” de dados para “entender como será o impacto”.

Leia também

De acordo com o presidente do BC, a agência considerou apenas o lançamento do Fundo de Garantia do FGTS (FGTS) para aqueles que optaram pelo modo de aniversário nas projeções.

A expansão do imposto de renda (IR) não entrou na análise porque é uma fatura. Ele disse que a autoridade monetária avaliará assim que o Congresso Nacional fechar o texto. Além disso, não foram consideradas medidas alimentares mais baratas.

Esta é a primeira conferência de imprensa de Galipolo como presidente do Banco Central. Anteriormente, ele participou de eventos de economia privada.

Relatório de política monetária

Anteriormente, o relatório de política monetária mostrou as perspectivas do Banco Central em alguns indicadores econômicos. Até o final deste ano, o BC projeta a inflação acima de 5% e o crescimento bruto do produto doméstico (PIB) abaixo de 2%.

VEJA  Os policiais civis acusam a CAIA no lançamento do pré-candidato em BA

Relatório de política monetária

  • No ano passado, o BC anunciou a mudança na nomenclatura do Relatório trimestral de inflação (RTI), agora Relatório de Política Monetária (RPM). De acordo com a autoridade monetária, a mudança ocorre para se alinhar com a “prática internacional”.
  • Os moldes do relatório de política monetária são os mesmos que o relatório de inflação.
  • A RPM reúne decisões de política monetária adotadas pelo Comitê de Política Monetária (Copom), bem como o desempenho do novo sistema de objetivos inflacionários, considerações sobre a evolução do cenário econômico e projeções pela inflação.
  • A partir deste ano, o BC deve revelar, para o último dia útil de cada trimestre, o relatório de política monetária.

A estimativa para a inflação oficial de 2025, medida pelo estendido Índice de Preços ao Consumidor Nacional (IPCA), passou de 4,5% (em dezembro de 2024) para 5,1%. Enquanto a expectativa de crescimento do PIB foi reduzida de 2,1% para 1,9%.

No documento, o banco central também destacou a probabilidade de a inflação explodir o teto alvo de 2025. As possibilidades foram de 50%no relatório anterior (dezembro do ano passado) para 70%.

VEJA  2 máscaras caseiras recuperam cabelos danificados e a final do frizz

Até 2026, a possibilidade de exceder os objetivos aumentou de 26% para 28%.

O objetivo é de 3%, com um intervalo de tolerância de 1,5 pontos percentuais – 4,5% (teto) e 1,5% (piso). O objetivo será considerado cumprido se variar nesse intervalo.

A partir deste ano, o objetivo é contínuo, ou seja, calculado mês a mês. Se o IPCA acumulado de 12 meses passar pelos limites de tolerância por seis meses consecutivos, será considerado violação.

De acordo com o BC, a inflação aumentou novamente e o desânimo das expectativas aumentou: “As projeções de inflação permaneceram acima do objetivo, o que tornou a convergência ao objetivo desafiador”.

A autoridade monetária declarou que a inflação continuará “acima do limite do intervalo de tolerância para 2025, começando a cair do quarto trimestre, mas ainda permanece acima do objetivo”.

Portanto, o BC fornece um objetivo no objetivo em junho, devido ao novo sistema objetivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio

spot_imgspot_img

Recentes

Margareth mostra: a oposição exige a determinação e acusação do ministro

O Ministro da Cultura, Margareth Menezes, tornou -se o objetivo dos pedidos de julgamento político, o chamado para a Câmara dos Deputados e a...

O árbitro de futebol morre depois de um paciente de repente durante um jogo costeiro

Reprodução São Paulo -Um árbitro de futebol morreu após sofrer uma doença repentina durante uma partida de futebol que abriu o Campeonato Municipal de...

Helena, filha de Neymar e Amanda Kimberlly, encanta o site na Páscoa

1 de 16Amanda Kimberlly compartilhou vários cliques de sua filha HelenaInstagram/reprodução2 de 16Helena, filha de Neymar e Amanda Kimberlly, encanta o site na PáscoaInstagram/reprodução3...

OAB suspende o promotor preso por morte de pessoas sem -teto em Cuiabá

Divulgação A Associação Brasileira de Advogados de Mato Grosso (OAB-MT) suspendeu preventivamente a licença de Luiz Eduardo Figueedo Rocha, promotor da Assembléia Legislativa de...

A cor está na prisão com “más condições” e superlotação

Gustavo Moreno/ Metropolis A prisão onde o ex -presidente Fernando Collor está em más condições e superlotação. De acordo com o Conselho Nacional de...