PL quer cancelar o acordo depois que Janones diz que não confessou o crack

O PL pediu ao Gabinete do Procurador -Geral (PGR) para anular o acordo de presença não criminal assinada com André Janones para terminar o crime de rachaduras no escritório do vice, que estava sendo processado no Supremo Tribunal (STF). Os deputados Carlos Jordy e Nikolas Ferreira solicitaram a revogação do acordo e a continuidade do processo depois que Janones negou confessar o crime, um dos requisitos de PGR para acusação não criminal. O caso foi revelado pela coluna em novembro de 2023.

Jordy e Ferreira também acusam Janons de fraude processual para evitar ações. “Dada a demonstração pública de Janones de que ele não confessou nenhum crime no caso do crack (requisito legal para o acordo de não -financiamento criminal), eu e eu e eu e o Sr. Nikolas Ferreira representam o benefício imediatamente no PGR.

Em um vídeo publicado em 20 de março, após a aprovação do contrato de acusação não criminal do Ministro Luiz Fux, Janones negou ter confessado o crime de quebrar e teria resolvido “apenas um problema administrativo”. No entanto, na denúncia, o PGR acusou o deputado pelo crime de peculato, cometido por “oficial civil que se apropria dinheiro, propriedade pública ou privada, ou desvia esses recursos para seus próprios benefícios ou terceiros”.

“Não, eu não confessei nenhum crime e é aí que vou provar em menos de dois minutos. Nas últimas semanas, a imprensa, com base na direita, publicou uma notícia falsa de que eu teria admitido a comissão de um ANPP, um acordo com a justiça.

1 de 4

Carlos Jordy assina o contrato de PGR para o cancelamento de Janons

Luis Macedo/Câmara de Deputados

2 de 4

André Janones e Nikolas Ferreira quase chegaram às estradas após a sessão

Renato Araújo/Câmara de Deputados; Bruno Spada/Câmara de Deputados

3 de 4

Luiz Fux aprovou o contrato de PGR com Janones

Vinícius Schmidt/Metropolis

4 de 4

No vídeo, Janones negou ter confessado quebrar; PL quer revogação de acordo com PGR

Reprodução

“Agora, os fatos já podem ser revelados. E a verdade é ao meu lado. Sim, houve a conclusão de um acordo legal para resolver um problema administrativo sem qualquer crime envolvido. Concordei em pagar uma multa para impedir que um processo desencadeado seja arrastado por anos. E isso foi aprovado pelo ministro Luiz Fux, demonstrando que não havia confissão de nenhum crime.

VEJA  Vídeo: Trabalhador de Guarda Eletrocutiva durante o foco em SP

Além da confissão, o contrato de acusação não criminal com a PGR estabelece o pagamento de uma multa de R $ 131 mil para Janons. No vídeo, o parlamentar afirmou ser o objetivo de “mentiras” do grupo político de Jair Bolsonaro e não tem “um único centavo de herança suspeita”.

Leia também

“Quem está espalhando essa mentira? O mesmo grupo político que transformou a corrupção em um modo de vida. Aqueles que enriqueceram biscoitos e lavar dinheiro em lojas de chocolate. Bolsonaro era Flávio, junto com seu pai e irmãos. Eles acumularam mais de 50 propriedades, pagos em caixa, como eu deixei essa história, sem ladrões, sem querer o povo e sem um pouco de suspensão.

Falha de requisito

Para Carlos Jordy, negando a confissão, Janones não atendeu aos requisitos feitos pelo PGR para beneficiar o deputado com o acordo. “Janones admitiu o crack, assinou um acordo não criminal que pagou US $ 131.000 e outra multa por não ser processada criminalmente. Mas agora ele está dizendo que não confessou nada e que não cometeu nenhum crime. Ele é muito mentiroso”, ele atacou o parlamentar do PL.

“Não era um problema meramente administrativo. A própria decisão mostra que estava sendo investigada por vários crimes, e a PGR entendeu que cometeu o crime previsto no artigo 312 do Código Penal, desviado, porque o crack cometeu e atribuiu o dinheiro de seus adventores. [Janones] Ele diz que não confessou nenhum crime, mas na decisão ele diz que o PGR confirmou o contrato de acusação não criminal com o investigado André Janones, de acordo com o artigo 28-A do Código de Processo Penal. Que artigo é este? “E como o investigado formal e circunstancialmente confessou à Comissão do Crime Criminal, o Serviço de Promotoria pode propor um contrato de não presos, desde que seja necessário e suficiente para o fracasso e a prevenção do crime”, disse Jordy.

VEJA  Onze alimentos que fortalecem o cabelo e lutam contra a perda de cabelo

“Se a confissão de um crime é um requisito legal para o contrato de acusação não criminal e você diz que não confessou nenhum crime, seu contrato deve ser rescindido imediatamente. E é isso que farei: um pedido de PGR e Ministro Fux para a anulação do seu acordo, para que possa ser processado como o bandit que”, disse Jordy.

Caso

Em novembro de 2023, a coluna revelou um áudio gravado em 2019, durante uma reunião entre André Janones e os servos, na qual o deputado relatou que ele coletaria parte dos salários dos servidores para substituir sua herança “em ruínas” após a campanha para o prefeito de Ituitaba (MG) em 2016.

“Algumas pessoas aqui, sobre as quais ainda falarei mais tarde, receberão um pouco mais de salário. E elas me ajudarão a pagar por faturas sobre o que minha campanha do meu prefeito foi. Porque eu perdi US $ 675.000 na campanha. ‘Ah, isso está retornando o salário e você está chamando outro nome.’

Na reunião, Janones negou que a prática configurou a corrupção e disse que a perda do mandato não é descoberta. “Todos os meus ativos estavam em ruínas. Perdi uma casa de US $ 380.000, um carro, uma economia de US $ 200.000 e o Seguro Social de US $ 70 (mil). Acho que essas pessoas também participam da reconstrução. Portanto, não considero uma corrupção”, argumentou.

“E se eu tiver que ser colocado contra a parede, não estou fazendo nenhuma pergunta sobre esse mandato. Para mim, renunciar hoje seria tão natural. Se uma decisão de justiça vier amanhã: ‘André perdeu meu mandato’, você sabe o que não é para fazer um milímetro?”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio

spot_imgspot_img

Recentes

Daniel Alves pretende processar o antigo clube por danos morais. Entender

David Zorrakino/Europe Pressione através de Getty Images Daniel Alves pretende processar Pumas, do México, por danos morais e trabalhistas. O ex -jogador foi condenado...

Ancelotti deve deixar o Real Madrid e assumir a equipe nacional em junho

Denis Doyle/Getty Images O treinador do Real Madrid, Carlo Ancelotti, deve deixar o clube e assumir o treinador da equipe brasileira. O italiano deve...

O Papa é homenageado com projeção na Catedral de Pedra em Canela

A Catedral de Pedra em Canela, Serra Gaucha, demonstrou desde terça -feira à noite (22/4) uma projeção da imagem do papa Francisco em sua...

A prisão injusta de Justin

Você se lembra do que fez em 2 de setembro de 2020? Nesse dia, o STJ confirmou a eliminação de Wilson Witzel do governo...

Kings League Brasil reúne esportes e estrelas famosas: entenda

Desde a criação de Gerard Piqué, ex -jogador da Barcelona, ​​a Kings League ganhou um grande impacto, com edições envolvendo equipes e equipes internacionais....