A artista britânica, Rebecca Burke, 28 anos, viveu uma experiência traumática nos Estados Unidos ao ser presa por 19 dias em um centro de imigração no gelo (Serviço de Imigração e Alfândega), após o que ela e sua família foram classificadas como um erro de interpretação de seu visto turístico.
No início de fevereiro, Rebecca tentou atravessar a fronteira para o Canadá, mas foi presa pelas autoridades alegando que sua entrada violava as condições do visto. A imigração teria entendido que ele pretendia trabalhar durante a estadia, que o artista nega categoricamente. Quando ele é informado de que deve retornar aos Estados Unidos para encher uma nova papelada antes de retornar, o artista foi algemado e colocado em uma célula.
“Eu pensei que eles seriam lançados se eu firmassem. Fiquei exausta, sem comer o dia todo”, disse o artista ao The Guardian.
Segundo sua família, Rebecca ficou isolada por dois dias e confiscou seus pertences, incluindo telefone celular e passaporte. Ele passou quase três semanas em um centro de detenção em Tacoma, estado de Washington, onde relatou condições precárias e um alto nível de estresse.
A situação mobilizou políticos britânicos e defensores dos direitos humanos, que criticaram a rigidez do sistema de imigração dos Estados Unidos, especialmente no tratamento de estrangeiros em casos considerados de baixo risco.
Um porta -voz do Ministério das Relações Exteriores, a Comunidade e Desenvolvimento Americana, declarou em comunicado: “Apoiamos um cidadão britânico que foi preso nos Estados Unidos e em contato com as autoridades locais”.
Leia também
A família do artista levantou quase 10.000 libras em uma campanha on -line para ajudar com taxas de advogados, despesas de subsistência e taxa de ar em casa. Eles também prometeram doar todo o valor excedente para instituições de caridade de Seattle que apóiam as pessoas em situações semelhantes.
Agora, Rebecca trabalha em uma história em quadrinhos inalada quando ficou presa, de acordo com os esboços e retratos que ela fez de outros detidos durante sua estadia no centro de imigração.