Cinco enfermeiros que trabalharam no Hospital Newton-Wellesley, na região de Boston, nos Estados Unidos, foram diagnosticados com tumores cerebrais. Os casos, todos benignos, levantaram suspeitas de que o ambiente de trabalho poderia estar relacionado a diagnósticos.
Os cinco profissionais trabalharam no quinto andar do hospital, onde fica a maternidade. Além disso, outros funcionários relataram problemas de saúde. No total, 11 pessoas que trabalham ou trabalham no setor foram entrevistadas desde o início de abril.
Dada a coincidência, o Newton-Wellesley Hospital iniciou uma investigação em associação com as autoridades estaduais de saúde e segurança. Máscaras descartáveis, água, salas de raios X e áreas de quimioterapia nas proximidades foram analisadas, mas nenhum risco ambiental foi identificado.
Leia também
“De acordo com os resultados, podemos confiar com confiança para nossa equipe e todos os pacientes que não há risco ambiental em nosso hospital”, disse a administração do centro médico em comunicado.
Pesquisa de disputas sindicais de disputas sindicais
No entanto, a Associação de Enfermeiras de Massachusetts disse à NBC10 Boston que os testes hospitalares não eram suficientes. O sindicato afirma ter recebido mais de 300 relatórios da equipe do hospital e conduzia investigação independente.
Segundo o grupo, poucos trabalhadores foram ouvidos durante a investigação hospitalar e todos os fatores possíveis foram avaliados.
A American Cancer Society informou que os casos não configuram um “surto” de câncer, uma vez que os tumores identificados são de três tipos diferentes.
A entidade também lembra que aproximadamente 40% da população dos Estados Unidos pode desenvolver a doença ao longo de suas vidas, o que explicaria a aparência de casos próximos no mesmo local.
Mesmo assim, a coincidência levantou dúvidas entre os profissionais de saúde e abriu um debate sobre as condições de trabalho nas unidades hospitalares. A pesquisa da União ainda está em andamento.
Siga o editorial de saúde e ciência no Instagram e no canal do WhatsApp e acompanhe todos!