O que parecia ser uma constipação comum provou ser uma infecção grave causada por vermes intestinais. O caso aconteceu com um garoto de 3 anos na Indonésia e foi descrito por médicos em um artigo publicado na última quinta -feira (10/4) no Journal of Medical Cases.
A criança foi levada ao Hospital Geral de Sobandi, no leste de Java, com uma barriga inchada depois de três dias sem evacuar. Inicialmente, os médicos suspeitavam de constipação. Durante a hospitalização, no entanto, a imagem mudou completamente e a criança vomitou vermes vivos.
De acordo com a equipe encarregada do caso, a criança havia se mudado recentemente de Bali e morava em condições precárias de saneamento na Indonésia. Ele tocou descalço perto de Rivers e acompanhou seus avós no aterro da cidade.
Leia também
Os vermes bloquearam o intestino da criança
Após os episódios de vômito, os médicos realizaram exames de imagem. A radiografia revelou áreas opacas no intestino, compatível com obstrução intestinal. A condição foi agravada por anemia e leucocitose, o aumento do número de glóbulos brancos, indicativo de infecção parasitária.
Durante a cirurgia de emergência, os médicos encontraram três pontos diferentes do intestino fino completamente bloqueado por vermes.
“A obstrução intestinal é uma manifestação rara da asparíase, mas deve ser considerada, especialmente em áreas endêmicas”, escreveu os autores do relato de caso.
Os vermes foram eliminados através de um procedimento conhecido como “ordenha intestinal” e foram enviados para análise. O diagnóstico confirmou a presença do parasita Ascaris lumbricum tipo de tear que se estende pela água, solo e alimentos contaminados e pode atingir 35 cm de comprimento.
2 imagens
1 de 2
A. lumbricoids extraídos da boca do paciente
Revista de relatórios de casos médicos
2 de 2
A obstrução intestinal é uma manifestação rara da ascariase, mas ainda deve ser considerada, especialmente em áreas endêmicas
Revista de relatórios de casos médicos
O saneamento precário facilita a infecção
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), as crianças são especialmente vulneráveis a Ascaris em locais com condições de higiene inadequada. Os vermes podem permanecer no intestino e causar dor, anemia, perda de apetite e, em casos mais graves, obstruções.
Após a cirurgia, a criança foi tratada com líquidos, antibióticos e medicamentos antiparasitários. Ele se recuperou bem e recebeu alta depois de uma semana.
“A falta de higiene e saneamento básico pode influenciar essa condição grave”, alertaram os médicos sobre o relatório. Eles também reforçam a importância de medidas preventivas, como o uso regular de vasos e melhorias nas condições de saneamento.
Siga o editorial de saúde e ciências no Instagram e no canal do WhatsApp e acompanhe todos!