O mundo em colapso (de Gaudêncio torquato)

A imagem já foi usada em textos anteriores. É a imagem do relógio de teste. Isso está se aproximando à meia -noite. Para aqueles que não conhecem a história. Em 1947, o artista americano Martyl Langsdorf, esposa do físico Alexander Goldsmith Jr, do Projeto Manhattan (Fabricação de Bombas Atômicas), desenhou um relógio para a capa da capa de Boletim dos Cientistas Atômicos, da Universidade de Chicago.

O relógio faz uma analogia com a raça humana, que mostra que a humanidade é a segunda na meia -noite, quando o planeta será devastado por uma guerra nuclear. Todos os anos, a imagem é redesenhada no Boletim dos Cientistas Atômicos, onde o apocalipse é anunciado. Bem, nesses primeiros meses de 2025, a catástrofe da meia -noite chegará em 90 segundos.

E quem sugere que essa proximidade são os líderes dos grandes poderes que se referiram a suas linhas sobre a possibilidade de usar armas de destruição do planeta para defender seus territórios.

Vamos ver. A guerra entre a Rússia e a Ucrânia vai além dos limites do senso comum. O incêndio cessa, mas o que é visto, toda semana, é a expansão do poder destrutivo de ambos os países. A Rússia promete agir contra o que chama de militarização da União Europeia depois que os líderes do bloco concordam em aumentar as despesas de defesa.

Na faixa de Gaza, a guerra entre Israel e os palestinos não dá sinais de resfriamento.

As guerras se multiplicam nos quadrantes do planeta. Além da guerra entre a Rússia e a Ucrânia e entre Israel e os palestinos, os seguintes países vivem os seguintes países: Síria, Iêmen, Sudão, República Democrática do Congo, Etiópia, Afeganistão, Líbia e Myanmar.

Um estudo realizado pelo Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS) mostra que no ano passado houve um grande aumento no sofrimento humano e a intensidade das guerras e conflitos globais. Mais de 200.000 pessoas foram mortas em 134 guerras e outros conflitos armados, o que representa um aumento de 37% em comparação com o número de vítimas registradas em 12 meses imediatamente, quando o confronto na Ucrânia já estava em seu segundo ano.

VEJA  O boconista que invadiu a PRF com caminhão suspeita de terrorismo

O mundo está experimentando um dos ciclos mais tensos de sua história, a ponto de perguntar se não estamos retornando aos tempos da Guerra Fria, um período de tensão geopolítica entre a União Soviética e os Estados Unidos e seus respectivos aliados, o bloco oriental e o bloco ocidental, após a Segunda Guerra Mundial.

O papa Francisco diz que o mundo está vivendo um momento de “Ocasião” Com conflitos em todos os lugares. Na encíclica “Elogio deum “, Desde 2023, ele disse: “Palavras desmontadas, desarmaram mentes e desarmaram a terra”. E fez o aviso: o mundo é “desmoronar e talvez abordar uma pausa“. O Secretário Geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, também adverte:”A Guerra Fria voltou “.

Tensões se intensificam. Nas últimas semanas, a “guerra comercial” causada pelo tufo de Orange, como uma ameaça para as economias já combinadas no planeta. A trégua de 90 dias dada pelo presidente dos Estados Unidos, czar, suspendendo a taxa que impôs mais de 60 países e blocos comerciais (exceto a China), é um alívio passageiro. O mundo pós-tarifa do Império Norte Mandachuva não é mais o mesmo.

A paisagem são conflitos tão completos que mesmo a interpretação do professor Samuel Huntington em seu livro “Shock of Civilizations”, escrito há 40 anos, parece atual para descrever o caos que o mundo experimenta: “”Quebrando a lei e a ordem, os estados fracassados ​​e a crescente anarquia, a onda de crimes globais, as máfias transnacionais e os cartéis de drogas, a diminuição da confiança e da solidariedade social, violência étnica, religiosa e civilização e a lei do revólver.

VEJA  O raio não cai duas vezes no mesmo lugar? Especialistas esclarecem

A violência se expande em todas as áreas. No Irã, Ayatolá se vira contra mulheres. Isso vai às ruas para protestar contra o estado religioso. Em várias regiões do planeta, o trabalho escravo aumenta seus espaços. Aqui, em nossas pragas, o trabalho infantil desafia as forças da lei. A selva da Amazon é usada como um grande corredor de exportação de drogas. A nação Yanomami ainda é invadida pelos mecanismos de pesquisa.

A sensação é que o país navega pelas ondas de impunidade. Habitamos um território explícito de desobediência, que justifica o engarrafamento em nossa sociedade: existem quatro tipos de sociedade no planeta: 1. Inglês liberal, onde tudo é permitido, exceto o que é proibido; 2. O alemão, rígido, onde tudo é proibido, exceto o que é permitido; 3. O ditatorial (Coréia do Norte), fechado, onde tudo é proibido até o que é permitido; e 4. O brasileiro, onde tudo é permitido até o que é proibido.

Nada mais surpreso. O CCP constrói seu tio Scrooge Safe, onde se esconde cerca de US $ 10 bilhões. Seu negócio se estende em todo o mundo. E onde estão seus comandantes? Nas células de segurança máxima, onde estão bloqueadas.

Resumo desta história: guerras armadas, conflitos, disputas, mortalidade, guerra comercial, cartéis de drogas, estados fracassados, nova guerra fria, trabalho escravo, trabalho infantil, destruição ambiental, violência contra povos originais, violência contra mulheres: são sinais de que o mundo está desabado. O relógio final do julgamento marca 90 segundos à meia -noite, o final dos tempos.

Gaudênio Torquato é escritor, jornalista, professor pleno da USP e consultor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio

spot_imgspot_img

Recentes

Droga da marca: o casal é preso com cocaína cheia da marca Lacoste

Polícia/Polícia Federal da Rodovia São Paulo - A polícia da Federal Road (PRF) prendeu na quarta -feira passada (23/4) um casal na lei com...

Concurso dos correios: o resultado final é revelado

Concursos de reprodução / endereço O resultado final da competição dos correios para as posições do agente e o analista de posição é...

O CRC-SP abre o concurso com salários de até R $ 11.600. Veja vagas

Divulgação São Paulo - O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC-SP) lançou um aviso de licitação pública com 12 vagas...

A criança morre queimou depois que tia queimou carrapatos em maconha com álcool

Reprodução Um garoto de 6 anos morreu na terça -feira (25/3) em São Gabriel do Oeste (MS), quando sofreu queimaduras graves após um acidente...

Carlhonhos Maia diz que tomou “rancidez” dos seguidores e envia uma mensagem

O influenciador e Humorista Carlhonhos Maia apareceu com o rosto de poucos amigos Nas histórias do Instagram Nesta sexta -feira (25/4) e disse que...