GetTyimages

A Agência Nacional de Vigilância da Saúde (ANVISA) aprovou na segunda -feira (14/4), o registro definitivo da vacina de Chikungunya desenvolvida pelo Instituto Butantano em associação com o farmacêutico Valneva. O imunizador pode ser aplicado à população com 18 anos de idade ou mais.
Esta é a primeira vacina autorizada contra a doença. Chikungunya é uma doença febril que pode causar dor crônica, especialmente nas articulações. Somente em 2024, afetou 620.000 pessoas no mundo. Países com a maioria dos casos são Brasil, Paraguai, Argentina e Bolívia.
Leia também
Proteção de Chikungunya
A vacina desenvolvida pelo Instituto Butantano em associação com a empresa farmacêutica franco-austriana foi testada nos Estados Unidos em um estudo clínico com 4.000 voluntários de 18 a 65 anos.
Os resultados mostraram que 98,9% dos participantes produziram anticorpos que neutralizaram o vírus. Os níveis desses anticorpos permaneceram robustos por pelo menos seis meses.
Os resultados do estudo foram publicados no Lancet Journal em junho de 2023.
Além da ANVISA, a vacina também é registrada pelas agências reguladoras dos Estados Unidos, pela Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) e pela União Europeia, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA).
Siga o editorial de saúde e ciências no Instagram e no canal do WhatsApp e acompanhe todos!
Quais tópicos você deseja receber?
Parece que seu navegador não está permitindo notificações. Siga as etapas abaixo para habilitá -las:
1.
Mais opções no Google Chrome
2.
Configurações
4.
Notificações
5.
Os sites podem pedir notificações
Você quer ficar ciente das notícias de saúde mais importantes e receber Notificações em tempo real?