O chá de maçã leve, aromático e naturalmente doce, ganhou espaço na rotina daqueles que buscam o equilíbrio entre sabor e saúde. Em uma entrevista com Metrópoleo nutricionista Fernando Castro explica que a bebida, além de ser agradável com o sabor, é rica em compostos antioxidantes, fibras e propriedades que ajudam o corpo de várias maneiras.
Leia também
“O chá de maçã vermelho luta contra os radicais livres, ajuda a digestão e pode até ajudar a controlar a ansiedade e a qualidade do sono”, diz o especialista. Rico em pectina, uma fibra natural de frutas também favorece a saúde intestinal e contribui para o controle do colesterol. Outro ponto, segundo o profissional, é sua ligeira ação diurética, que pode ajudar a aliviar a retenção de líquidos.
Apesar dos muitos benefícios, Fernando alerta: as pessoas com alergia à maçã ou sofrendo de síndrome do intestino irritável (SII) devem consumir com cautela devido aos fodmaps presentes na fruta, o que pode causar desconforto intestinal.
1 de 5
Os chás favorecem o poço e a saúde do corpo
Getty Images
2 de 5
Eles podem ser consumidos quentes ou frios
Getty Images
3 de 5
Beber chá pode acelerar o metabolismo
Getty Images
4 de 5
Inclua o consumo desta bebida na dieta ainda colabora com perda de peso
Getty Images
5 de 5
A ingestão a longo prazo favorece a eliminação de toxinas do organismo. Lembre -se de sempre consultar um médico ou nutricionista antes de fazer alterações na dieta
Getty Images
Aproximadamente o melhor momento para o consumo, o nutricionista indica beber chá ao longo do dia, especialmente após as refeições ou a noite, quando o perfume macio da maçã ajuda a relaxar.

Receita simples de chá de maçã vermelho:
- 1 maçã vermelha (com moradia, de preferência orgânica)
- 300 ml de água
- Canela em Stick (opcional)
- Gengibre em lâminas (opcional)
Preparação:
- Corte a maçã em fatias finas com alojamento.
- Leve ao fogo com água e ingredientes opcionais.
- Ferva por 5 a 8 minutos.
- Desligue o calor.
- Cubra e deixe repousar por mais 5 minutos.
- Coe e sirva quente ou frio.
“Não é necessário adoçar: o sabor da maçã já garante um toque naturalmente doce”, conclui o nutricionista.