A revista inglesa The Economist publicou na quarta -feira (16/4) um perfil do Ministro da Suprema Corte (STF) Alexandre de Moraes, no qual ele diz que o magistrado é um juiz “superestrela que tem uma concentração excessiva de poder”.
A publicação argumenta que o magistrado “divide opiniões”. Enquanto chamado Darth Vader, para o empresário Elon Musk, que afirma que Moraes é um “ditador tirânico disfarçado de juiz”, a revista cita o apelido de Xandão, traduzido para o inglês como Big Alex, dado pelos fãs do ministro.
O economista ainda argumenta que “somente no Brasil poderia um juiz tão proeminente”, devido aos “poderes extremos” dotados da Suprema Corte. E ele acrescenta: “Isso dá a cada juiz enorme visibilidade e um ar de celebridades. As decisões são transmitidas ao vivo. O tribunal mantém uma conta entusiasta em Tiktok”.
Falando sobre o julgamento de Jair Bolsonaro (PL) na Suprema Corte, a revista inglesa diz que as investigações sobre o ex -presidente, juntamente com uma investigação que leva a redes sociais (notícias falsas) significa que os rivais de Moraes com os membros do Supremo Tribunal dos Estados Unidos para o juiz mais poderoso do mundo.
A publicação também cita a suspensão de centenas de contas pró-classificação nas redes sociais e o bloqueio de X em 2024. Apesar de reconhecer que o conteúdo controlado da ONU na Internet brasileira é “impressionante”, a revista diz que o padrão “às vezes excedeu seriamente”.
Para a revista, Moraes disse que suas decisões são técnicas, não políticas. No entanto, a publicação sugere que suas decisões podem sugerir caprichos pessoais e também cita uma agressão de uma família bolonarista a Moraes em um aeroporto em Roma em julho de 2023.
Finalmente, a publicação lembra que Moraes só trabalhou para políticos no centro da direita e sua nomeação para o STF enfureceu os políticos de esquerda, enquanto defendia a privatização das empresas estatais e a legalização do trabalho informal, bem como o uso da força para reprimir os protestos.
1 de 5
Hugo Barreto/Metropoles @HugoBarreRephoto
2 de 5
As agressões e a tentativa de invasão de PF ocorreram no mesmo dia que Lula se formou no TSE
Igo Estrela/Metropolis
3 de 5
O relatório da OEA sobre inadimplência pode afetar a administração Lula
Igo Estrela/Metropolis
4 de 5
Igo Estrela/Metropolis
5 de 5
Lula e Dilma cumprimentam o presidente do Tribunal Eleitoral Superior, Alexandre de Moraes, em sua inauguração, em 16/08/2022
Igo Estrela/Metropolis
Em janeiro, o Presidente Luiz Inacio da Silva (PT) jogou Moraes durante a cerimônia em memória das leis antidemocráticas de 8 de janeiro.
“Tenho 79 anos, vivi muito, vivendo a vida da Suprema Corte brasileira e nunca conheci um ministro da Suprema Corte que teve um apelido. Um apelido dado pelo povo chamado Xandão. É um apelido que já recebeu”, disse o presidente, recebendo a audiência.
“E desse apelido, você nunca o libertará, pode ser sério. E não é útil ficar nervoso para alguém chamá -lo de Xandão”, acrescentou.