O Vaticano divulgou o testamento deixado pelo Papa Francisco, que morreu aos 88 anos, na segunda -feira (21/04), devido a um derrame, seguido de um colapso cardiocirculatório irreversível. No documento, o pontífice expressou clara e serenamente sua última vontade no lugar de seu túmulo.
No testamento, Francis diz que escreveu o texto “sentindo que o crepúsculo da vida terrestre está se aproximando”, mantendo a esperança que vive na vida eterna. O pontífice declarou que ele só queria registrar formalmente seu desejo relacionado ao local onde seus restos mortais descansariam.
“Sempre confiei na minha vida e no ministério sacerdotal e episcopal para a mãe de nosso Senhor, Maria, mais santo. Então, peço meus restos mortais, esperando o dia da ressurreição, na basílica papal de Santa Maria Maggiore”, diz Express do texto.
Ele pediu que seu túmulo fosse simples, sem ornamentação, e construído no chão, entre a Capela Paulina (onde a imagem de Salus Populi Romanitradicionalmente ligado à devoção mariana das batatas) e à capela Sforza. O único registro solicitado por ele na lápide é “Francisco”.
Leia também
As despesas já haviam sido planejadas com a preparação do túmulo. De acordo com o documento, os custos seriam cobertos por um benfeitor anteriormente indicado pelo próprio Francisco, e as instruções para a transferência de recursos eram confiáveis com o monsenhor Rollanda Makrickas, extraordinário responsável pelo capítulo libertiano, que gerencia a Basílica.
No final do texto, o papa deixou uma mensagem de gratidão àqueles que estão perto dele e pediram orações por sua alma. Ele também revelou que ofereceu os sofrimentos enfrentados nos últimos tempos de sua vida “pela paz no mundo e na fraternidade entre os povos”.
1 de 18
O papa Francisco parecia a massa da Páscoa horas antes de morrer
Instagram/reprodução
2 de 18
JD Vance e Papa Francis
Divulgação / sede do Papai Noel
3 de 18
O papa Francisco participa da missa de domingo de Ramos, no Vaticano, depois de ser hospitalizada
Divulgação/Santa Fe
4 de 18
O papa Francisco precisava de transfusões de sangue devido à sua infecção grave
Franco Origlia/Getty Images
5 de 18
Uma vela é observada com um retrato do papa Francisco fora do Hospital Policlínico A. Gemelli, onde foi hospitalizado para exames e tratamento de bronquite, em 18 de fevereiro de 2025, em Roma, Itália.
Getty Images
6 de 18
Uma vela com a imagem do Papa Francisco, as flores e velas deixadas pelos fiéis são vistos sob a escultura de San Juan Pablo II na entrada principal do Hospital Policlínico A. Gemelli
Getty Images
7 de 18
O papa Francisco é argentina
Mídia do Vaticano através do Vaticano Pool/Getty Images
8 de 18
O Papa Francisco designa bispos auxiliares para o rio durante a hospitalização
Getty Images
9 de 18
O papa Francisco precisava de transfusões de sangue devido à sua infecção grave
Getty Images
10 de 18
Papa Francisco na missa de domingo de Ramos
Getty Images
11 de 18
O Papa Francisco pediu desculpas, em nome da Igreja Católica, por abuso sexual de menores e a necessidade de medidas concretas de reparo.
Foto: disseminação/ mídia do Vaticano
12 de 18
Papa Francisco cumprimentando fiel
Reprodução
13 de 18
Papa Francisco durante a celebração
Vaticanmidea/reprodução
14 de 18
Capitães da Itália e Argentina, Messi e Buffon veneraram o líder da Igreja Católica
Claudio Villa/Getty Images
15 de 18
Papa Francis
GRZEGORZ GALAZKA/ARQUIVIO GRZEGORZ GALAZKA/MIDDORI PORTFOLIO ATRA
16 de 18
O Vaticano informou que o Papa Francisco foi admitido em caso de emergência para lidar com uma laparocele em junho
Getty Images
17 de 18
JD Vance e Papa Francis
Divulgação / sede do Papai Noel
18 de 18
O papa Francisco enviou uma mensagem da Páscoa ao público
Instagram/reprodução
Leia a vontade completa da vontade
“Sentindo que o crepúsculo da minha vida terrestre está se aproximando e com a esperança viva na vida eterna, quero expressar meu testamentário apenas com relação ao lugar do meu túmulo.
Eu sempre confiei na minha vida e no ministério sacerdotal e episcopal para a mãe de nosso Senhor, Mary Más Papai Noel. Então, peço meus restos mortais para descansar, esperando o dia da ressurreição na basílica papal de Santa María Maior.
Quero que minha última viagem terrena termine com precisão neste ex -santuário de Marian, onde dirigi para orar no início e no final de cada viagem apostólica, para confiar em minhas intenções à mãe imaculada com fé e agradecer -lhe pelo cuidados dócil e materno.
Peço ao meu túmulo que esteja preparado na nave lolida da lateral entre a Capela Pauline (capela Salus Populi Romani) e a capela Sforza da Basílica Papal, conforme indicado no anexo incluído.
O túmulo deve estar na terra; Simples, sem decoração especial e com o único registro: Francisco.
As despesas para a preparação do meu túmulo serão cobertas com a quantidade de um benfeitor que decidiu ser transferido para a basílica papal de Santa Maria Maior e na qual forneci as instruções apropriadas para os mons. Makricks, Extraordinário Comissário do Capítulo da Libéria.
Que o Senhor concede a merecida recompensa àqueles que me amavam bem e continuarão a orar por mim. O sofrimento que estava presente na última parte da minha vida ofereceu ao Senhor a paz no mundo e na fraternidade entre os povos. “