Tudo começou às 14:00 (Time Brasilia), nesta segunda -feira (21/4), a missa em sufrágio para o papa Francisco. O evento marca o início dos ritos após a morte do pontífice e acontece na basílica de São João de Latrão, em Roma.
A missa no sufrágio é comemorada com o objetivo de interceder pela alma dos mortos. A cerimônia será realizada pelo cardeal Baldo Reina.
Após o sufrágio, às 15h, o rito de encontrar a morte de Francisco, dirigido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, será realizado Camerlengo da Igreja Católica. Então o corpo do papa será colocado no caixão. Além dos membros da igreja, eles devem comparecer à cerimônia familiar de Francisco.
Com a morte do Papa Francisco, a cerimônia seguirá um novo protocolo litúrgico, definido pelo próprio pontífice em abril de 2024 e publicado oficialmente em novembro do mesmo ano.
1 de 3
DIASY para comunicação
Como o papa vai acordar?
- Ao contrário do que aconteceu com os pontífices anteriores, o corpo do papa Francisco não passará pelo palácio apostólico. Será levado diretamente para a Basílica de San Pedro, onde a esteira ocorrerá.
- O corpo estará em um caixão simples, diretamente no chão da basílica, não em um ônibus alto, como era a tradição.
- No passado, o papa estava enterrado em três pesquisas (ciprestes, chumbo e carvalho). Agora será apenas um: uma estrutura única de madeira coberta de zinco, que reflete o estilo mais humilde do pontífice argentino.
- Outra decisão sem precedentes de Francisco foi o lugar de seu enterro. Ele escolheu não ser enterrado na basílica de San Pedro, onde outros papas descansam, mas na basílica de Santa María Maggiore, uma das igrejas marianas mais importantes de Roma.
- Após o funeral, a igreja começará os “romances”, um período de nove dias consecutivos de massas e orações pela alma do papa.
A missa começou com a oração do rosário recitado pelo cardeal Mauro Gambetti.
O pontífice morreu durante as primeiras horas da segunda -feira (21/4), na Itália, em sua residência do Vaticano. Os religiosos enfrentaram uma recuperação complicada de uma imagem grave de pneumonia.
Ele foi hospitalizado por cerca de 40 dias após ser diagnosticado com pneumonia dupla. Neste sábado (19/4), apareceu em público, na Basílica de San Pedro, no Vaticano. No domingo de Páscoa (20/4), ele fez uma aparição pública no Plaza de San Pedro para abençoar os fiéis.