Divulgação/Ministério da Agricultura e Pecuária

São Paulo – Uma inspeção de rotina do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAP) encerrou a apreensão de 32 toneladas de arroz e feijão. Os agentes descobriram que os produtos comercializados eram mais baixos do que os anunciados na embalagem.
Os relatórios que demonstraram que a irregularidade foram publicados na última quinta -feira (17/4) e a apreensão ocorreu dias antes em Araraquara, dentro de São Paulo, em uma rede de supermercados em Ribeirão Preto.
Leia também
Segundo os auditores tributários, foram apreendidos 4.595 pacotes de 5 quilos de arroz, aula longa, o tipo 1, para um total de 22.975 libras. Esse arroz estava cheio de uma empresa da UberlânDia em Minas Gerais.
Eles também eram de 9.200 pacotes irregulares de 1 quilo de feijão, cores e tipo 1, cheio de uma empresa de Brodowski, também dentro de São Paulo. Nos dois casos, a inconsistência estava em disparidade do tipo.
Alimentos com tipo apreendido
- As marcas venderam produtos de baixa qualidade do que o anunciado em embalagens
- Com relação ao lote de arroz apreendido, descobriu -se que um deles tinha 23,33% do total quebrado e Quiro, enquanto os outros 31,80% do total de grãos e chefes quebrados.
- Esses resultados enquadram o produto como tipo 2, pois o limite permitido pela legislação é de 7,5% dos grãos e queijo quebrados para que o arroz possa ser classificado como tipo 1.
- Esta regra está no Anexo VII do mapa de instruções normativas 06/2009, de 18 de fevereiro de 2009, que estabelece a regulamentação técnica do arroz.
- Ou seja, o produto tinha até quatro vezes acima do limite permitido de grãos quebrados e chireas para o Tipo 1.
- Dois lotes de feijão também tiveram discrepância.
- A análise laboratorial constatou que muitos feijões tipo 3 continham, pois possui uma porcentagem de 3,57% nos grãos mofados, queimados e germinais, e o limite legal para se enquadrar como tipo 1 é de 1,5%.
- O outro lote foi classificado pelo mapa como tipo 2, pois apresenta a porcentagem de 5,41% em grãos enrugados, danificados, de parte e imaturo, e o limite fornecido pela lei é de 2,5% para o tipo 1.
- Esses dados são encontrados na Tabela 1 do mapa da instrução regulatória 12 de 28 de março de 2008, que estabelece a regulamentação técnica dos grãos.
As empresas envolvidas não tinham os nomes revelados. Eles terão irregularidades calculadas em procedimentos administrativos e podem exigir uma análise de especialistas.
Quais tópicos você deseja receber?
Parece que seu navegador não está permitindo notificações. Siga as etapas abaixo para habilitá -las:
1.
Mais opções no Google Chrome
2.
Configurações
4.
Notificações
5.
Os sites podem pedir notificações
Você quer estar no topo das notícias de São Paulo e receber Notificações em tempo real?