Quando se trata de prevenção de diabetes, a comida desempenha um papel fundamental e, de acordo com o nutricionista Cibele Santos, algumas frutas podem ser grandes aliados nesta missão. Rico em fibras, antioxidantes e sob índice glicêmico, ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue e a contribuir para o equilíbrio corporal.
Leia também
“Quando se trata de cuidar da saúde, a natureza é nosso melhor aliado”, diz Cibele. O especialista destaca cinco frutas que merecem espaço no menu daqueles que desejam evitar o desenvolvimento do diabetes tipo 2:
Frutas vermelhas – Morangos, framboesas e mirtilos são ricos em antioxidantes e fibras. “Esses compostos ajudam a regular a glicose no sangue e reduzir a inflamação, o que é essencial para a prevenção do diabetes”, explica ele.
Lixo – Clássico e acessível, a Apple é uma excelente fonte de fibra. “O córtex, em particular, contém quercetina, um antioxidante que contribui para a melhoria da sensibilidade à insulina”, diz o nutricionista.
Cereja – Com um baixo índice glicêmico, as cerejas são boas. “Além de ser saborosa, eles favorecem a saúde cardiovascular, outro ponto importante para prevenir o diabetes”, diz ele.
Pera – Outra fruta rica em fibra, a pêra ajuda a manter níveis estáveis de açúcar no sangue, diminuindo a desaceleração da absorção de glicose.
Kiwi – de tamanho pequeno, mas poderoso nos benefícios. “Kiwi é rico em vitamina C e outros compostos que ajudam na função da insulina”, diz Cibele.
1 de 5
Frutas vermelhas têm um composto que diminui o risco de disfunção erétil
Getty Images
2 de 5
A Apple ajuda a melhorar a saúde digestiva e ajuda a controlar o colesterol
Getty Images
3 de 5
Kiwi é a melhor indicação para refeições antes de dormir
Umplash
4 de 5
A cereja tem um baixo índice glicêmico
Istock
5 de 5
As peras são frutas muito comuns na dieta brasileira
O nutricionista enfatiza que essas frutas devem ser consumidas de maneira equilibrada, de preferência com a concha, quando possível, e inseridas em uma dieta variada. “Solo, não milagres, mas dentro de um estilo de vida saudável, com atividade física e controle de estresse, são peças -chave para manter a glicose sob controle”.