No meio do escândalo em que o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) está envolvido, uma das supostas vítimas do esquema que desviou o dinheiro dos aposentados e aposentados (Veja o vídeo abaixo). “E nos aposentamos, não merecemos respeito?” Perguntado.
A mulher, identificada como Ezimar Vieira dos Santos, estava na platéia da Comissão de Pensões da Câmara, na qual Lupi foi questionado sobre o escândalo. De acordo com o vice-vice-federal Marcel Van Hattem (Novo-RS), a mulher é uma das milhões de vítimas.
Leia também
“Ela, ministra de Mestis, Carlos Lupi, foi à agência INSS quando soube que estava sendo roubada para informar que US $ 77,86 em seu benefício estavam sendo levados. E eles simplesmente disseram a ela que isso era uma entidade de São Paulo e que não haveria nada a fazer”, disse Van Hattem. “Dona Ezimar é uma das 6 milhões de vítimas”.
Em questão, o ministro disse: “Nenhuma aposentadoria pode me dizer nada, porque não há ninguém para defender mais do que eu”.
Assista ao vídeo:
A presença de mulheres ainda produzia mais bate -papo e Van Hattem foi acusado de distúrbios do trabalho. O deputado disse que Ezimar procurou por ele e que ele só daria voz à sua queixa e a defenderia.
A mulher ainda disse que estava “cansada de ser roubada”. Veja o momento:
Prisão para aqueles envolvidos
Anteriormente, o ministro da Seguridade Social, Carlos Lupi, disse aos agentes federais que aqueles que roubaram dinheiro de aposentados e pensionistas devem ir para a prisão: “doe aqueles que machucam”.
O esquema foi revelado por Metrópole Em uma série de relatórios iniciados em dezembro de 2023, o que levou ao estabelecimento de uma investigação da PF para investigar as posições feitas pelas entidades registradas em nome de laranjas.
“Cada um de nós é responsável por suas ações, seu comportamento. Qualquer pessoa que roubou aposentados e pensionistas que precisam ir para a cadeia, doar aqueles que machucam”, disse o ministro aos agentes.
Lupi também alegou estar “sofrendo na carne” por estar envolvido no esquema das pessoas em que haviam depositado confiança. “Ver as pessoas que, na semana passada, tiveram confiança e trabalharam comigo e desenvolveram um emprego que eu pensei que estava bem envolvido com ele, é um medo, um horror”, disse o chefe da pasta federal.
Na quarta -feira passada (23/4), a polícia federal (PF) lançou uma operação contra o esquema de aposentadoria do INSS. A onda de descontos foi revelada por Metroples em uma série de relatórios publicados em dezembro de 2023.
O caso desencadeou uma guerra de versões entre o governo e a oposição à responsabilidade da fraude, que prejudicou milhões de aposentados nos últimos anos.