Os mercados de câmbio e ações continuam a amar bons resultados no Brasil. Nesta terça -feira (29/4), o dólar fechou 0,31%, citado a R $ 5,63, na oitava retirada da moeda dos EUA. Ibvespa, o principal índice da Bolyian Stock Exchange (B3), encerrou a sessão em uma iluminação de 0,06%a 135.093 pontos. Como a variação era pequena, na prática, o indicador permaneceu estável.
Na terça -feira, houve uma redução nas tensões em várias frentes da economia global. O Secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, disse que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinará um decreto que oferecerá aos fabricantes de automóveis que fazem de veículos no país um alívio parcial de novas tarifas de importação de 25% em carros.
Leia também
Além disso, o número de aberturas abertas nos EUA. As informações foram publicadas pelo Departamento do Trabalho dos Estados Unidos e, em teoria, indicam um desencorajador da economia dos EUA.
Essa redução impressionante, também hipoteticamente, favorece as taxas de juros no país, situadas na faixa de 4,25% e 4,50%. Hoje, de acordo com os dados da Fedwatch Tool do grupo CME, os investidores apostam em quatro pontos percentuais de 0,25 da taxa dos EUA até 2025. Como resultado, ele seria de 3,25% a 3,5% no final de 2025.
Espere
Na avaliação de Bruno Shahini, especialista em investimentos em fintech Nomad, apesar dos bons resultados dos mercados na terça -feira, a manutenção desse bom humor depende dos dados que serão lançados nos próximos dias. Incluir informações sobre o mercado de trabalho (o Folha de pagamento dos Estados Unidos), que será anunciado na sexta -feira (2/5) e as decisões sobre juros do Federal Reserve (Fed, Banco Central) e do Comitê de Política Monetária Brasileira do BC (Copom). Ambos serão conhecidos na próxima quarta -feira (7/5). Para o analista, essa expectativa é manter os “investidores na bússola”.
Ibvespa
Alexandre Mathias, economista e chefe estrategista do corretor de Monte Bravo, ressalta que Ibvespa está perto de sua história nominal estabelecida em agosto de 2020 de 137.343 (28/08/24). “Atualmente, o índice flutua cerca de 1,5% abaixo dessa marca e, mantendo a tendência atual, devemos ter um novo pico histórico nos próximos dias”, diz ele.
No entanto, para o economista, esse desempenho pode ser interpretado como “meio vidro cheio”. “O lado otimista aponta para uma recuperação significativa de quase 16% do vale de 118.533 pontos, em 3 de janeiro de 2025”, diz ele. “O contraponto é que Ibavapa permanece praticamente estável nos últimos quatro anos, logo acima dos 131.000 pontos registrados em junho de 2021. Isso significa que o índice permanece muito subvalorizado. Para manter a relação entre o preço e o ganho, considerando o crescimento dos resultados corporativos nos últimos anos, a IBVESPA deve estar entre 160.000 e 170.000 pontos”.
Sacos no mundo
As sacolas globais também reuniram bons resultados na terça -feira. Em Nova York, o S&P 500 subiu 0,58%, a Dow Jones avançou 0,75%e a NASDAQ, que reúne as ações da empresa de tecnologia, uma apreciação registrada de 0,55%.
Na Europa, o cenário de download foi repetido. O índice Stoxx 600, que reúne ações de 600 empresas europeias, fechou a sessão de negociação de 0,36%. Na Bolsa de Londres, o FTSE 100 avançaram 0,55% e o DAX, em Frankfurt, aumentaram 0,69%.