O túnel liberado por Lula e Tarcisio atrai os chineses para o alvo de Lava Jato

São Paulo – Quatro meses do prazo para enviar propostas, contratados interessados ​​em contestar a concessão do túnel submerso que conectará as cidades de Santos e Guarujá, na costa de São Paulo, negociarão a formação de consórcios para participar do leilão que ocorrerá em agosto.

Competência do contrato estimado de R $ 5,8 bilhões de juros pelo menos sete contratados que, até agora, estão organizados em quatro consórcios. O projeto é o maior trabalho incluído no novo PAC e terá os custos divididos entre o governo do Presidente Luiz Inacio Lula da Silva e a administração do governador de Tarcísio de Freitas (republicanos).

Leia também

A empresa chinesa Communications Construction (CCCC) é um dos interessados ​​no projeto. Para competir pelo trabalho da costa de São Paulo, os chineses querem ser a parte da maioria de um consórcio com a engenheira a motor portuguesa. Em Bahía, o CCCC constrói a Salvador -Itaparica Bridge, em associação com outra empresa de construção chinesa, a China Railway 20th Bureau Group Corporation (CRCC20). Em 2017, o CCCC adquiriu o Brasilian Builder Specmat.

Outra oferta esperada deve ser do ACTAI espanhol, responsável pela linha laranja da cidade de São Paulo. Na Europa, a empresa de construção executa túneis para trens de alta velocidade, como o Projeto Follo Line na Noruega e os túneis de pajares, na Espanha. A entrada da empresa de construção no trabalho do túnel de Santos-Guarujá serviria aos espanhóis para garantir um projeto futuro, uma competição que deve ser inaugurada pelo governo espanhol da conexão de um país com a cidade autônoma de Ceuta, um território do norte da Espanha na África.

VEJA  Redetv Proprietário! Ele diz que a acusação contra Otávio Mesquita é "dano"

O Webuild Italiano também pretende entrar no evento. O contratado faria um consórcio com Andrade Gutiérrez para contestar a concessão do Túnel de Santos Guarda. Um dos trabalhos que qualificam a empresa para o projeto Paulista são os portões de Veneza, um sistema com quase 80 diques que visam proteger a cidade da Itália de inundações. Aqueles que seguem o setor dizem de perto que os desejos multinacionais italianos, no Brasil, para adquirir a CCR, que domina concessões nas estradas no estado.

Além das associações com empresas estrangeiras, o “consórcio nacional” chamado também estaria olhando para o trabalho do túnel. O consórcio é composto por Novoonor (ex -Odebrecht) e Queiroz Galvão. O projeto é visto pelos executivos como uma oportunidade de reabilitar o mercado nacional após o impacto das condenações da operação de lava jato na reputação das empresas.

Inicialmente, Queiroz Galvão considerou entrar na concessão com o CCCC. No entanto, a proposta preparada pelos chineses seria 60% do trabalho com o CCCC, 30% com a motocicleta e 10% com o contratado brasileiro. Dada a pequena participação, Queiroz Galvão preferia ingressar em outro projeto, temendo ser responsável apenas por manter a passagem submersa e ser surpreendida pelo trabalho. A concessão de 30 anos também cobre a operação do túnel após a construção.

1 de 4

IMERSO SANTOS-GUARUJÁ TUNnel

Sprise do governo da imprensa/SP

2 de 4

Projeto de túnel que conecta Santos e Guarujá

Eu sou reprodução/túnel

3 de 4

VEJA  "Não tenho controle de nada", disse o diretor da prisão da PF

Túnel que será construído entre Santos e Guarujá em um acordo assinado pelo governo federal e pelo Estado de SP

Divulgação/Ministério dos Portos e Aeroportos/Metropolis de Arte

4 de 4

Lula e Tarcísio assinaram um acordo para a construção do túnel de Santos-Guarujá

Regra

O vencedor da oferta será a empresa que oferece o maior desconto no valor cobrado da administração pública ao serviço. O valor máximo foi inicialmente estabelecido em R $ 304 milhões. Se algum concorrente tiver um desconto de 100%, as empresas também poderão oferecer um desconto de contribuição pública à empresa.

Detalhes do trabalho

O contrato estabelece a construção da aprovação de 1,5 quilômetros, dos quais 870 metros serão submersos. O túnel reduzirá o tempo de viagem entre os municípios em dois minutos. Hoje, dependendo do tráfego, a rota pode levar horas. O trabalho é importante para garantir a agilidade logística a cobranças que saem e chegam do porto de Santos.

O anúncio foi lançado pelo governo de São Paulo em 27 de fevereiro em uma cerimônia no porto de Santos com a presença do presidente Lula e do governador Tarcisio. O documento diz que as empresas podem enviar propostas até 28 de julho para o leilão que ocorrerá quatro dias depois.

A concessionária será responsável pela construção de seis faixas (três por direção) de rolagem para motocicletas, carros e caminhões. Uma das faixas será adaptável para o veículo Lightshow (VLT). O trabalho também prevê o caminho e a passagem da bicicleta para os pedestres.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio

spot_imgspot_img

Recentes

Raí sobre Botafogo x PSG na Copa do Mundo do Clube: “Jogão”

O ex-jogador brasileiro Raí falou sobre a participação de Paris Saint-Germain na Copa do Mundo de Clubes em uma entrevista à FIFA e destacou...

Construir e manter hábitos saudáveis ​​pode levar até um ano, diz o estudo

A construção de hábitos saudáveis ​​é um desafio constante, especialmente quando se trata de fazê -los se separar da rotina. Por muitos anos, a...

Caso Sarah Raissa: PCDF quer saber quem criou “Desodorante Challenge”

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) investiga o que teria trazido para a morte cerebral de Sarah Raissa Pereira de Castro, 8 dias,...

A mulher quadrada tinha cabeças e pernas jogadas na corrente em Guará

Thalita Marques Berquó Ramos (Foto proeminente), 36, ele foi morto e esquartejado em uma invasão no Parque Ecológico de Ezechias Herringer em Guará, em...

“Estou no ativo”: veja conversas criminais que morreram em confronto

Um criminoso condenado a 25 anos de prisão, com três ordens de prisão aberta no estado de Goiás, morreu trocando incêndio com a polícia...