ITAMARATY IMPLEMMENTES COMITÊ DE DIPLOMACA CULTURAL: Saiba mais

O Instituto Guimarães Rosa (IGR), do Ministério das Relações Exteriores, anunciou recentemente os 21 membros do Comitê Consultivo do Programa de Diplomacia Cultural de Guimarães Rosa. A iniciativa representa um passo importante para democratizar a diplomacia cultural brasileira e expandir a participação da sociedade em ações internacionais para promover a cultura nacional.

Criado no final de 2024, o comitê consiste em sete segmentos diferentes, cada um com três membros. Os membros atuarão por um mandato de dois anos, sem remuneração, e terão seu principal objetivo de contribuir para as estratégias culturais de Itamaratía em diferentes regiões do mundo.

De acordo com Marco Antônio Nakata, diretor da IGR, a criação do Comitê Consultivo visa proporcionar maior transparência e participação da sociedade em decisões culturais internacionais.

Leia também

“Nossa idéia é precisamente ser capaz de expandir a participação. Através desse diálogo com grandes profissionais de vários segmentos da área cultural, reuniremos sugestões, apresentaremos novas estratégias e fortaleceremos a disseminação da cultura brasileira no exterior”, disse Nakata em uma entrevista com Metrópole.

VEJA  Zeina Latif: "Haddad enfraqueceu porque a estratégia foi perdida"

Ele também ressalta que o comitê é apenas o primeiro passo para o diálogo expandir e permitir o reconhecimento de jovens talentos e novas tendências culturais.

Entre os representantes do segmento audiovisual, Marcus Ligocki Jr., diretor, produtor e roteirista se destaca. Para ele, o audiovisual desempenha um papel fundamental na construção da sólida diplomacia cultural alinhada com os interesses do Brasil no cenário internacional.

“As manifestações de arte e cultura de um país são o recurso mais eficaz para construir relacionamentos com outras culturas e diálogos de abertura. O audiovisual reúne todas as artes em um único idioma, cujos canais de exposição atingem grande parte da população mundial”, explicou.

De acordo com o criador do comitê, Nakata, a diversidade cultural também é um dos pontos centrais do comitê, cujo objetivo é avaliar as expressões artísticas de todas as regiões brasileiras.

“Há uma preocupação por ter um equilíbrio regional de estilos e gênero. Queremos que essa representatividade esteja presente em todas as nossas iniciativas internacionais”, disse ele.

VEJA  Grêmio ganha Santos, escapa de Z4 e afunda com os peixes da classificação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio

spot_imgspot_img

Recentes

Descubra quem Wolney Queiroz, o novo ministro da Seguridade Social é

O presidente Luiz Inacio Lula da Silva (PT) disse a Wolney Queiroz para o Ministério da Seguridade Social, em vez de Carlos Lupi, que...

PMS resgata 11 pássaros selvagens que permaneceram em cativeiro no DF

Divulgação/PMDF O Grupo Ambiental Tático (GTA) da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), com o apoio do Serviço de Inteligência da Polícia Militar Ambiental...

Vídeo: O barco rápido explode na barragem e a tripulação é resgatada em SP

Reprodução Social/Rede São Paulo - Um barco rápido explodiu e pegou fogo no início da tarde de domingo (4/5), enquanto navegava pela represa Guarapriranga,...

Lil nos x é hospitalizado após perder o controle em um lado do rosto

Lil Nos X surpreendeu os fãs nesta segunda -feira (15/3) compartilhando um vídeo no qual Ele revela ter perdido movimentos no lado direito do...

O funcionário do estacionamento é o objetivo da homofobia: “c*sapatão”

Reprodução São Paulo - O funcionário de um estacionamento localizado no Centro de Registro, Interior de São Paulo, foi vítima de homofobia por um...