O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve aceitar um Boeing 747-8 como uma doação da família real do Catar para transformar o avião em uma nova força aérea, o plano oficial da presidência dos Estados Unidos.
As informações foram publicadas pela American Press, inicialmente pela ABC News Network e pelo New York Times.
Segundo veículos, a previsão é que a “bondade” da família real do Catar será anunciada na próxima semana durante a primeira viagem internacional de Trump desde que ele retornou à Casa Branca. No entanto, o presente não será entregue diretamente durante a visita, de acordo com fontes do governo dos EUA, juntamente com as negociações.
De acordo com a imprensa internacional, a Casa Branca e o Departamento de Justiça teriam feito uma opinião legal para aconselhar o Secretário de Defesa, Pete Hegseth, concluindo que é legal que o Departamento de Defesa aceite o avião como um presente e depois o transferisse para a Biblioteca Presidencial de Trump.
O documento argumenta que a medida não viola as leis contra o suborno ou a proibição constitucional de presentes estrangeiros.
O avião, avaliado em aproximadamente US $ 400 milhões, seria entregue a Trump antes do final de seu mandato atual. Atualmente, o ex -presidente usa um avião particular conhecido como Trump Force One, um Boeing 757, que voou pela primeira vez no início dos anos 90 e foi originalmente usado por Paul Allen, co -fundador da Microsoft. Trump adquiriu o avião em 2011.
Para ser usado como transporte presidencial, a nova aeronave sofrerá adaptações feitas pela Força Aérea dos Estados Unidos para atender aos requisitos militares para aviões que transportam o chefe de estado. Os custos de manutenção da aeronave serão cobertos pelo governo dos Estados Unidos, segundo fontes ouvidas pela ABC News.
Medicamento
Enquanto isso, Trump usou sua rede social para anunciar que nesta segunda -feira (12/5) na Casa Branca às 9h (10h, Brasília) assinará uma ordem executiva que reduzirá “quase imediatamente 30% a 80%” os preços dos medicamentos e produtos farmacêuticos dos EUA.
“Vamos fazer a coisa certa, algo que os democratas lutam há muitos anos. Portanto, tenho o prazer de anunciar que amanhã de manhã na Casa Branca, às 9h, assinarei uma das ordens executivas mais importantes da história de nosso país. Os preços do medicamento prescrito e produtos farmacêuticos serão reduzidos, quase imediatamente 30% a 80%”, “o republicano escreveu.