O Presidente Luiz Inacio Lula da Silva (PT) terá quatro empresários chineses (12/5) em Pequim, China, nas reuniões da agenda. O petista chegou ao país no sábado (10/5), depois de passar pela Rússia na semana passada. Esta será a quarta visita oficial do presidente ao país asiático e ocorrer no meio da guerra tarifária chinesa com os Estados Unidos.
A primeira reunião de Lula na segunda -feira é com Feng Xingya, presidente do Gag Group, fabricante de carros chineses. Logo depois, ele conhece o morador do Conselho de Tecnologia Windey, Chen Qi. A empresa é uma provedora de serviços de energia renovável.
A terceira reunião é com Cheng Dengang, CEO da Norinco, empresa chinesa que opera na defesa, automotiva, fabricação de máquinas, produtos químicos e eletrônicos, por exemplo. Finalmente, o presidente se reúne com a Lei de Zhang, presidente da Envision, que produz turbinas eólicas.
Finalmente, espera-se que o Petista participe do fechamento do Fórum de Negócios Brasil-China. Todas as agendas terminarão quando ainda estiver na segunda -feira de manhã no Brasil, já que Pequim está em um fuso horário de 11 horas à frente de Brasília.
A viagem de Lula faz parte do esforço do governo brasileiro para expandir oportunidades comerciais com o país asiático. Nas últimas semanas, os participantes do presidente estiveram em solo chinês para negociar acordos. Até a semana passada, a assinatura de 16 atos de cooperação, incluindo protocolos, anúncios e compreensão memorável. Outros 32 textos estão em negociação.