O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou sua rede social para anunciar que na segunda -feira (12/5) na Casa Branca às 9h (10h, em Brasília), ele assinará uma ordem executiva que reduzirá os preços de medicamentos prescritos e produtos farmacêuticos dos EUA.
“Vamos fazer a coisa certa, algo contra o que os democratas estão lutando há muitos anos. Portanto, tenho o prazer de anunciar que amanhã de manhã na Casa Branca, às 9h, assinarei uma das ordens executivas mais importantes da história de nosso país. Os preços dos medicamentos prescritos e produtos farmacêuticos serão reduzidos, quase imediatamente 30% a 80%”, escreveu Trump.
O Presidente dos Estados Unidos também apontou que o valor das drogas “aumentará em todo o mundo para corresponder e, pela primeira vez em muitos anos, trazer justiça aos Estados Unidos. Instituirei uma política nacional favorita, para que os Estados Unidos paguem o mesmo preço que a nação mais baixa em qualquer lugar do mundo nunca será imaginada.
Como justificativa para sua medida, Trump declarou que “por muitos anos, o mundo se perguntou por que medicamentos prescritos e produtos farmacêuticos nos Estados Unidos da América são muito mais caros do que qualquer outra nação, às vezes cinco a dez vezes mais caro do que a mesma medicação feita no mesmo laboratório ou fábrica pela mesma empresa”.
O presidente acrescentou que “sempre foi difícil explicar e muito vergonhoso, porque, de fato, não havia resposta correta ou correta. As empresas farmacêuticas/de medicina disseram durante anos que eram custos de pesquisa e desenvolvimento e que todos esses custos eram e seriam, sem qualquer motivo, apoiados pelos” escritórios apenas dos Estados Unidos. “
Em um ataque direto contra os democratas, Trump declarou que o preço das drogas não foi reduzido antes, porque “as contribuições da campanha podem fazer maravilhas, mas não comigo, não com o Partido Republicano”.

Espaço para falar sobre o author.