Vênus pode ser mais parecido com a terra do que pensávamos, diz o estudo

Um novo estudo dos pesquisadores dos EUA e da Suíça revelou que Vênus pode ter uma atividade tectônica semelhante à Terra, embora não tenha placas tectônicas. A análise de dados compilada décadas atrás sugere que o segundo planeta do sol possui processos tectônicos que deformam sua superfície e reciclam seu córtex. A pesquisa foi publicada nos avanços periódicos da ciência na última quarta -feira (14/5).

Leia também

Se a análise da equipe de pesquisa estiver correta, as coroas explicam as grandes formações circulares na superfície de Vênus. Inicialmente, os cientistas pensavam que eram crateras de impacto, mas, na realidade, são estruturas vulcânicas. As coroas são causadas por colunas de material de fundição que se elevam do interior do planeta, deformam a superfície e depois entram em colapso, formando um anel com fraturas.

“As coroas não são encontradas hoje. No entanto, elas podem ter existido quando nosso planeta era jovem e antes do estabelecimento de placas tectônicas”, disse o principal autor do artigo e cientista planetário Gael Casciolli, da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, em um comunicado à imprensa.

Para determinar a semelhança, a equipe de pesquisa desenvolveu modelos para descrever diferentes cenários para a formação de coroas através de penas. Em seguida, os pesquisadores analisaram 75 coroas usando dados de topografia e gravidade. Em 52 deles, eles identificaram penas ativas, menos densas e quentes, o que sugere uma atividade interna contínua.

VEJA  Libertadores: Bay perde na Colômbia e deixa a liderança do Grupo F
Ilustração colorida das atividades tectônicas de Vênus - Metropolis
A ilustração revela como são os dois tipos de atividade tectônica em Vênus

Existem dois processos geológicos que ocorrem na Terra e também podem estar ocorrendo na superfície de Vênus. O primeiro é a subducção, que ocorre em Vênus quando o material empurrado pela caneta colide com outras partes da casca e pode ser forçado a dentro. O segundo é o gotejamento litosférico, que ocorre quando partes da litosfera aquecida abaixo se tornam densas e caem na camada.

Uma das grandes hipóteses dos cientistas para a similaridade tectônica entre Vênus e a Terra é que, mesmo sem placas tectônicas, a vizinha mais próxima do nosso planeta tem uma forma alternativa de atividade tectônica, semelhante ao que aconteceu na era primitiva da Terra.

“A coisa mais emocionante para o nosso estudo é que agora podemos dizer que provavelmente existem vários processos ativos em andamento, aumentando a formação das coroas. Acreditamos que esses mesmos processos podem ter ocorrido no início da história da Terra”, disse a co -autor e científica Anna Gülcher, da Universidade de Bern, Switvadora.

Os pesquisadores continuarão estudando as coroas de Vênus para entender a evolução geológica do planeta e, especialmente, da Terra.

VEJA  O PCDF ativará as vítimas para recuperar 67 telefones celulares roubados e roubados

Siga o editorial de saúde e ciência no Instagram e acompanhe todos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio

spot_imgspot_img

Recentes

INSS: Stefanutto trocou PSB por PDT e foi convocado por deputado

Longe da presidência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Alessandro Stefanutto trocou o PSB pelo PDT em janeiro. Ele perdeu sua posição na...

10 -Year -Elfhd Shoots para o pai PM não arrisca, diz a polícia

Reprodução São Paulo - O garoto de 10 anos demitido pelo pai da polícia militar não está em risco de vida, disse a polícia...

Guará: o apartamento “Baguulho” tinha laboratório e cultivo de maconha

Divulgação/PMDF A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) desmantelou um laboratório para o cultivo da maconha em um apartamento em Park Sul, Guará, no...

PT Nikolas Líder sobre INSs: “Bolsonaro foi avisado”

Kebec Nogueira/ metropolis @kebecfotographing O líder do PT na Câmara, o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), publicou um vídeo sobre redes sociais na quarta-feira...

O pai que matou 4 filhos para se vingar de sua mãe é condenado a 175 anos

O júri do Fórum do Distrito do Tribunal de Justiça do Estado de Rio Grande do Sul (TJ-RS) sentenciado, quarta-feira (14/5), 175 anos de...