O Presidente do Comitê de Supervisão e Controle do Senado, Dr. Hiran (PP-RR) Metrópole Nesta quinta -feira (15/5), é necessário “dar respostas mais eficazes” no escândalo que envolve o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
A declaração foi depois que o ministro da Seguridade Social compareceu ao conselho para fornecer esclarecimentos. Para Hiran, o ministro “fez bem”, mas havia informações.
“Acho que, em geral, fez isso bem, mas precisamos ter respostas mais eficazes, pois, primeiro, reembolsar rapidamente esses aposentados e pensionistas que foram roubados por essa gangue que foram estabelecidos nessas empresas que examinam seus benefícios”, disse o congressista no Metropolis Bulletin.
Segundo o Dr. Hiran, o que era um consenso dentro da comissão é que o reembolso não pode vir do dinheiro dos contribuintes, mas das associações que se aposentaram e os pensionistas feriram.
“Ficou claro lá que isso [o ressarcimento] Não deve ser feito de recursos pagos por nós. Quero dizer, temos que ir após a compensação dessas pessoas. Ele [o ministro] Ele nos informou que quase 3 bilhões dessas instituições foram bloqueadas e esperamos que o governo o mais rápido possível, substitua essas perdas para essas pessoas ”, disse o senador.
O ministro diz que a compensação virá de associações
O Ministro do Bem -Estar relatou durante sua declaração no comitê que, com as operações da polícia federal, cerca de US $ 2,3 bilhões já foram recuperados. O plano de administração de Lula é que o reembolso virá desses ativos e valores apreendidos das próprias associações.
“O presidente Lula determinou que os golpistas serão responsáveis pelo reembolso dos aposentados. Já conseguimos identificar e bloquear US $ 2,5 bilhões e esperar que as investigações em andamento encontrem mais dinheiro, recursos e ativos para incorporar isso, de modo que o dinheiro é o das fraudes”, disse Wolney.
O Dr. Hiran disse que a compensação por isso é feita o mais rápido possível. “Estaremos atentos para que, o mais rápido possível, esses valores retornem a essas pesquisas e convulsões que estão sendo feitas”.