As universidades públicas avaliam a revisão de despesas como insatisfatórias

O Ministério da Educação (MEC) informou que o governo federal recompensará R $ 400 milhões de universidades e institutos federais após o decreto de supressão do orçamento publicado pelo executivo. No entanto, a medida é avaliada como insuficiente para a manutenção de instituições de ensino superior.

“Garantiremos a recomposição do orçamento por uma quantia de R $ 400 milhões, acima do que foi reduzido pelo orçamento. Também regularizaremos a questão financeira até maio, quando pararmos de ir a universidades federais e institutos de cerca de US $ 300 milhões”, disse Camilo após encontrar Dean na terça -feira (27/5).

Leia também

Gasto

  • A equipe econômica ainda busca medidas para equilibrar contas públicas. Na semana passada, foi apresentado um conjunto de medidas de ajuste sobre o imposto sobre operações financeiras (se).
  • Com as mudanças, a previsão foi um impacto fiscal esperado de R $ 20,5 bilhões até 2025 e R $ 41 bilhões em 2026.
  • No entanto, após uma forte reação do mercado, a fazenda se aposentou à decisão de elevar o IOF para o investimento de investimentos nacionais de fundos no exterior.
  • O pacote do governo também forneceu o uso do VGBL como um fundo de investimento alto com impostos baixos e o IOF em crédito por empresas nacionais de 1,95% por ano.
VEJA  Brasileiros ligados ao PCCH operavam como uma união criminal nos Estados Unidos

Leia também

O Presidente da Associação Nacional dos Líderes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), José Daniel Diniz Melo, indicou que a reunião do MEC com o reitor na terça -feira era importante para abrir o diálogo entre as instituições e o governo, mas enfatizou que o orçamento atual não será suficiente para fornecer despesas.

“O orçamento não é suficiente para as instituições cumprirem seus compromissos este ano. Desde a aprovação da lei orçamentária anual, exigimos um aumento de US $ 1,3 bilhão para nossa lei orçamentária este ano. O que não aconteceu, por isso esperamos que essa suplementação continue”, disse José Melo.

O orçamento de 2025 forneceu R $ 33,9 bilhões para instituições de ensino superior. No entanto, em abril, o Presidente Luiz Inacio Lula da Silva (PT) estabeleceu, através de um decreto, que, até novembro, o MEC só pode cometer despesas primárias discricionárias com o limite de R $ 21,4 bilhões.

Como foi o Metrópolea medida não agradou representantes das universidades e institutos federais. Agora, apesar da revisão, o orçamento planejado ainda é considerado insuficiente para demandas.

VEJA  David Brito tenta enganar a polícia e terminará na delegacia

Encontro com reitores

Os reitores das instituições de ensino superior se reúnem com os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Camilo Santana (educação), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Márcio Macêdo (Secretaria Geral da Presidência da República). A reunião também foi planejada para a agenda do presidente Lula, mas o presidente teve um desconforto na segunda -feira (26/5) e começou a despachar do palácio de Alvorada, residência oficial.

Bloco de orçamento

Na semana passada, os ministros Fernando Haddad e Simone Tebet anunciaram um bloqueio de US $ 31 bilhões no orçamento de 2025. A medida afeta, em particular, as despesas não compulsivas dos ministérios, como investimentos e financiamento de máquinas públicas.

Fernando Haddad, naquela época, explicou que as decisões foram tomadas como resultado da falta de compensação da isenção da folha de pagamento e da prisão do IRS.

Também de acordo com a equipe econômica, as despesas esperadas para este ano são de US $ 10,6 bilhões acima do limite da estrutura. Portanto, eles procuram medidas para evitar um déficit nas contas públicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio

spot_imgspot_img

Recentes

A mulher trans tem o direito de aparecer como mãe no certificado de seu filho

Uma mulher trans conquistou no tribunal o direito de ser registrado como mãe na certidão de nascimento de seu filho. O caso, que teve...

Mulher que revelou a traição do marido abre o jogo sobre reconciliação

Reprodução Depois de viralizar com um vídeo em que ela expõe as traições de seu marido, Natália Knak retornou às redes sociais para comentar...

O diretor da escola concedido é um dos que são eliminados do cargo pelo Conselho da Cidade

Um dos diretores retirados do cargo pelo Secretariado Municipal de Educação (PME) nesta sexta -feira (23/5) trabalha em uma escola que venceu o prêmio,...

O etanol mais barato que a gasolina ajuda a manter os preços, diz Alckmin

O vice -presidente e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MED), Geraldo Alckmin (PSB), disse domingo (27/4) que o baixo preço do etanol...

Gaza: 5 funcionários de órgãos para refugiados palestinos foram mortos

No terceiro dia dos ataques de Israel à Faixa de Gaza, o Comissário de Assistência aos Refugiados Palestinos das Nações Unidas, Geral (UNRWA), Philippe...