Lula não vê o erro de Haddad no caso de If: “A fazenda tenta fazer reparos”

O Presidente Luiz Inacio da Silva (PT) defendeu, terça -feira (3/6), o ministro das Finanças, Fernando Haddad, o objetivo das críticas depois de apresentar um plano de pastas para aumentar a cobrança por meio de impostos sobre operações financeiras (IF). Segundo o presidente, o ministro imediatamente apresentou uma proposta de decreto para o aumento dos impostos “no desejo de responder à sociedade”.

“Não acho que tenha sido um erro, acho que foi um momento político e, a qualquer momento, o colega Haddad teve algum problema para redirecionar o assunto a qualquer momento”, disse Lula em entrevista coletiva aos jornalistas.

Ele acrescentou que o aumento do IOF foi uma alternativa encontrada pela fazenda para garantir o equilíbrio fiscal, mas não teve tempo de discutir medidas antes do anúncio.

O Petista continuou: “A apresentação da IAF era o que eles pensavam naquele momento. Se alguém com uma idéia melhor aparece e ele discutirá, discutimos. É isso que temos a fazer”.

VEJA  O casal de Gaucho está entre as vítimas que morreram depois de um balão cair em SC
Leia também

Lula enfatizou que o Ministério das Finanças está tentando reparar a proposta, que está sendo discutida na terça -feira, no almoço com Hugo Motta, prefeito, e David Alcolusta, presidente do Senado e Haddad.

Na conversa com a imprensa, o Petista defendeu a participação do Congresso nas negociações sobre o assunto. “Sou favorável, não há segredo que, antes de qualquer medida que enviamos ao Congresso Nacional, temos que reunir aqui as pessoas que são parceiras nisso: o presidente do Senado, prefeito, líderes dos partidos”, disse o presidente.

“Eu acho que o Ministério das Finanças está tentando reparar que foi um evento de não complemento com uma decisão da Suprema Corte pelos senadores de camaradas que, quando aprovaram a isenção, sabiam a decisão que exigia uma compensação”, explicou.

Saúde e educação

Quando perguntado sobre a possibilidade de mudar de piso de saúde e educação ou não beber o salário mínimo dos benefícios sociais, Lula disse que o assunto ainda não foi discutido. “Como não discuti o acordo que eles estão fazendo, não consigo adivinhar. Preciso ver qual é a proposta”, disse ele.

VEJA  Transplante: os médicos reranimam o coração do bebê fora do corpo

O Ministro das Finanças, Fernando Haddad, deve apresentar na terça -feira o conjunto de medidas para ajustar as contas públicas. De acordo com o titular do portfólio, o pacote deve incluir uma proposta de emenda à Constituição (PEC) e a um projeto de lei (PL), bem como uma possível medida provisória (MP).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio

spot_imgspot_img

Recentes

O Atlético-MG gira contra a fluminense na reabertura da areia MRV

Flickr/ Atlético-Mg O galo não desperdiçou a oportunidade de fazer um grande retorno à MRV Arena. A equipe de Minas Gerais se tornou o...

Facão e nariz quebrado: agressões de cupertino contra o primeiro

Vanessa Tibcherani, ex -companheiro de Paulo Mathias Cupertino, detalhou as agressões que sofreu durante seus 22 anos de relacionamento que teve com o acusado...

Concurso dos correios: o resultado final é revelado

Concursos de reprodução / endereço O resultado final da competição dos correios para as posições do agente e o analista de posição é...

Dia do Orgulho: Veja Relatórios de 5 Chefs LGBTQIA+ em Brasília

No calor das cozinhas da Brasília, onde o machismo ainda ferve e o preconceito ainda amargo, cinco chefs LGBTQI+ transformaram suas trajetórias em resistência...

O corpo de 21 anos está no mar de recife

MenuMetrópoleO ano de 21 anos desapareceu depois de mergulhar em Pina Beach na manhã de sexta -feira (6/6)06/06/2025 16:26, atualizado 06/06/2025 16:26Metropolis.comReprodução ...