Os astrônomos registram as maiores explosões cósmicas do Big Bang

O telescópio espacial de Gaia registrou uma poderosa explosão cósmica, a maior já observada do Big Bang. As imagens foram divulgadas na quarta -feira (4/6), em um artigo publicado no Science Advances.

Os registros mostram luzes repentinas que duraram muito mais do que qualquer explosão conhecida. Os astrônomos batizaram a explosão de eventos nucleares transitórios extremos (ENT).

Leia também

A franja ocorreu quando as estrelas gigantes, com pasta pelo menos três maiores que o sol, se aproximaram dos buracos negros supermassivos, localizados no centro de suas galáxias. A forte força gravitacional dos buracos negros riu das estrelas em pedaços, liberando uma imensa quantidade de energia, equivalente ao que 100 Suns lançariam ao longo de suas vidas.

Fenômenos como esse são conhecidos como Evento de Interrupção de Tide (TDE). No entanto, as versões atuais descobertas pelos astrônomos são muito mais intensas. Portanto, eles foram chamados de um evento nuclear transitório extremo.

“Observamos que as estrelas são destruídas pelos eventos de perturbação da maré por mais de uma década, mas são diferentes, atingindo quase 10 vezes flashes maiores do que normalmente vemos”, diz Jason Hinkle, astrofísico Jason Hinkle, pesquisador da Universidade do Havaí nos Estados Unidos em um comunicado.

Hinkle ressalta que os EVs não são muito mais brilhantes que os eventos de perturbação da maré normal, mas também permanecem brilhantes por anos, excedendo em muito a produção de energia, mesmo de explosões brilhantes de supernova conhecidas.

VEJA  Humulação e exclusão: entenda a merda entre as atrizes dos Chiquititas
Ilustração colorida do buraco negro - Metropolis
Buracos negros são responsáveis ​​por ótimas explosões

Descoberta acidental

A principal missão do Telescópio Gaia, deficientes em março, era mapear a Via Láctea em três dimensões. Durante sua atividade, ele foi capaz de superar esse objetivo e fazer registros de explosões cósmicas.

Ao analisar os dados do instrumento, a equipe do Hinkle encontrou dois eventos incomuns: Gaia16AAW, uma explosão registrada em 2016; e o GAIA18CDJ, caiu em 2018. Os dois foram muito parecidos com outro evento registrado em 2020, o ZTF20abrbeie, apelidado de Scary Barbie.

Depois de determinar que as três explosões tinham características em comum, os astrônomos começaram a estudar sua motivação. Eles descobriram que as propriedades dos eventos eram iguais aos TDEs, mas com uma despesa energética mais alta.

Além de ser raro, a descoberta ajuda os cientistas a entender melhor as características dos buracos negros supermassivos, com pistas sobre a história inicial do universo.

“Ao observar essas erupções cutâneas prolongadas, entendemos melhor o crescimento de buracos negros durante uma era importante conhecida como meio -dia cósmico, quando o universo tinha metade de sua idade atual e as galáxias estavam formando estrelas e alimentando seus 10 vezes buracos supermasivos que hoje”, diz o estudo do estudo, Benjamin Shappee.

Siga o editorial de saúde e ciência no Instagram e acompanhe todos!

VEJA  O Spotify tem instabilidade e está deprimido na quarta -feira (16/4)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio

spot_imgspot_img

Recentes

4 soluções eficazes para suavizar a celulite, de acordo com especialistas

Os buracos que aparecem nas coxas e na retaguarda, mesmo com o treinamento a tempo, continuam sendo uma das maiores queixas estéticas entre as...

“Big Alex”: o economista diz que Moraes é superestrela e divide as opiniões

A revista inglesa The Economist publicou na quarta -feira (16/4) um perfil do Ministro da Suprema Corte (STF) Alexandre de Moraes, no qual ele...

Sophie Charlotte lança sua voz em um show com Tom Veloso

Divulgação O ano de 2025 foi bem diferente para Sophie Charlotte. É só que, além das obras como atriz, ela também está preenchendo sua...

Dia do Orgulho: Veja Relatórios de 5 Chefs LGBTQIA+ em Brasília

No calor das cozinhas da Brasília, onde o machismo ainda ferve e o preconceito ainda amargo, cinco chefs LGBTQI+ transformaram suas trajetórias em resistência...

A rotação do veículo no SP será suspensa nas férias. Veja como será

Empresas da União de Transportes da posição de São Paulo e Região/Reprodução São Paulo - A cidade de São Paulo suspendeu a rotação do...