Com o relatório Ready, o Congresso é executado para votar no orçamento neste quinto

O Congresso Nacional é postulado para aprovar na quinta-feira (20/3) A lei orçamentária anual de 2025 (LOA) depois que o senador Angelo Coronel (PSD-BA) apresenta o relatório final.

Na quarta-feira (19/3), o Presidente do Congresso, Davi Alcolusta (Unão Brasil-AP), convocou uma sessão para 15h nesta quinta-feira com o objetivo de votar no artigo do Orçamento. A LOA, no entanto, ainda precisa ser aprovada para a Comissão de Orçamento Misto (CMO) e depois ir para o plenário do Congresso.

Leia também

Uma das medidas que serão usadas para acelerar a votação é a violação do interstício, uma vez que o regimento estabelece prazos antes da votação final. Às 9h (horário da Brasília), os líderes da CMO se reúnem para fechar um acordo com o objetivo de votar no orçamento mais ágil.

Veja como o prognóstico da cúpula da CMO é para quinta -feira (que pode mudar):

  • 9h: Reunião dos líderes da CMO.
  • 10h: Reunião da CMO para ler o relatório final e abrir o prazo para os aspectos mais importantes.
  • 15h: Votação orçamentária no CMO e deliberação no plenário do Congresso.
VEJA  O esporte favorito de Bolsonaro e seu clã: passo na casca de banana

Os votos orçamentários no CMO e no plenário serão semi -presentes, isto é, com a possibilidade de que os congressistas possam votar remotamente. Deputados e senadores não precisarão estar em Brasília (DF) para votar no artigo do orçamento.

Articulação de Gleisi e Motta e Alcolumbas Trip

Desde que ele assumiu na semana passada, a articulação política do governo de Lula, ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, entrou em campo para desbloquear a votação do orçamento.

Gleisi se reuniu com o Presidente da CMO, o deputado Julio Arcoverde (PP-PI), e comemorou mais de uma reunião com o Relator de Loa e os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicons-Pb) ​​e o Senado, Davi Alcolusta (Union-Ap Union).

Uma das razões pelas quais a votação foi agendada para o mesmo dia no CMO e o legislador plenário se deve à viagem de Motta e Alcolusta na próxima semana. Os dois acompanham o presidente Luiz Inacio da Silva (PT) na viagem oficial ao Japão e não estarão no Congresso durante esse período.

VEJA  A Não: os Estados Unidos sacrificaram sua segurança para proteger Netanyahu

Se você não for votado nesta semana, o orçamento só será apreciado em abril, quando Motta e Alcolampo retornarem. Portanto, existe um interesse do platô e do legislativo para resolver a votação em breve.


Entenda o atraso no voto do orçamento de 2025

  • A peça do orçamento deveria ter sido aprovada no final do ano passado, mas a discussão foi adiada em meio a impasses em relação à aprovação do pacote de ajuste fiscal do governo e a solução de emendas parlamentares à Suprema Corte (STF).
  • Sem a aprovação do orçamento, o executivo começou o ano usando o lançamento mensal de 1/12 (doze ou doze ou décimo segundo) do valor que se espera custar à máquina pública.
  • Com outro atraso, o reajuste de funcionários públicos e outras despesas do governo deve fechar mais um mês.
  • A proposta deve ser aprovada primeiro ao Comitê de Orçamento Misto (CMO) e depois ser votado pelo plenário do Congresso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio

spot_imgspot_img

Recentes

O que você tem que fazer em Brasília? Veja a programação de 24 a 29/4

Brasília está cheia de atividades gastronômicas e culturais nos próximos dias. Para ajudá -lo a listar o melhor script da semana, o Metrópole Ele...

CV: O marido de traficar a senhora, tio Scrooge é condenado a 36 anos

A Justiça da Amazônia condenou na quarta -feira (9/4), Clemilson dos Santos Farias (Foto proeminente), conhecido como tio Scrooge, 36 anos de prisão por...

Horóscopo 2025: Veja a previsão de hoje (17/3) para seu sinal

17/03/2025 02:00, atualizado 17/03/2025 02:00Áries (21/03/04)A grande notícia é que o sol entrará em sua placa nesta semana, iniciando o ano astrológico e...

Saiba quem a mulher foi assassinada pelo marido com tiros na cabeça em DF

Telma Senhora da Silva, 51 anos, foi morta pelo marido com um tiro na cabeça na noite de sábado (7/6) no setor habitacional de...

Horóscopo 2025: Veja o prognóstico de hoje (24/5) por seu sinal

24/05/2025 02:00, atualizado 24/05/2025 02:00Áries (21/03/04)O sábado pede destaque e atitude. Use seu poder de decisão para resolver problemas pendentes, cuidar de projetos...