Itamaraty: os prefeitos foram para Israel, mesmo com alerta contra viagens

O Ministério das Relações Exteriores enfatizou que, desde outubro de 2023, houve um aviso consular que aconselha cada viagem não essencial a Israel. Mesmo assim, duas comitivas das autoridades brasileiras viajaram para o país. Com o início da guerra contra o Irã, o grupo teve que ser retirado do território israelense na segunda -feira (16/6).

O guia da embaixada brasileira em Israel também recomenda que todos os que estão no local consideram deixar o país. “Em junho atual, duas comitivas das autoridades brasileiras viajaram para Israel pelo convite do governo israelense, apesar do alerta consular”, afirmou o ministério.

Um grupo de 12 políticos e autoridades, incluindo dois prefeitos da capital, já foi levado de Israel para a Jordânia. O jogo ocorreu através da terra, através do ônibus, nesta segunda -feira (16/6). Segundo Itamaraty, eles vão para a Arábia Saudita, onde contrataram um voo particular para retornar ao Brasil.

Leia também

Existem 27 outras autoridades convidadas que permanecem em Israel. O governo israelense apresentou uma proposta semelhante para a evacuação da Terra para a Jordânia nos próximos dias, de modo que, de acordo com a disponibilidade, eles abordem voos comerciais da Jordânia para o Brasil.

VEJA  CBF: os jogadores que carregaram a bola serão punidos no brasileiro

O que está acontecendo?

  • Na quinta -feira passada (12/6), as forças de defesa de Israel dispararam uma “ofensiva preventiva” contra o programa nuclear do Irã.
  • O governo israelense já estava, antes do ataque, subindo o tom contra o regime de Ayatolá Ali Khamenei, com ameaças ao programa nuclear.
  • Nos últimos anos, o avanço nuclear do Irã incomodou a comunidade internacional. Israel, que é uma energia nuclear, viu o progresso como uma ameaça.
  • Embora ambos os países sejam rivais históricos, o ataque levou a uma maior instabilidade no Oriente Médio.

“A operação foi possível pela coordenação estreita mantida pessoalmente pelo ministro das Relações Exteriores com seu colega da Jordânia durante o fim de semana. As embaixadas do Brasil em Amã e Riad apoiam o grupo”, afirmou Itamaraty em comunicado.

Além disso, a embaixada brasileira em Tel Aviv declarou que percebeu que as tentativas de explodir parte dos criminosos que, por mensagens de aplicação, ofereceriam lugares em vôos para deixar Israel. “Recorma -se que o espaço aéreo israelense ainda está fechado, sem reabrir a previsão”, disse o Ministério das Relações Exteriores.

VEJA  PL da reciprocidade oferece opções contra tarifas injustas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio

spot_imgspot_img

Recentes

Antt investiga um ex -diretor de uma empresa se beneficiou de R $ 3,4 bilhões

A Corregedoria da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANT) abriu um procedimento administrativo para investigar a viagem do ex -diretor -geral Rafael Vitale ao...

Atlético procura Hexacampeonato contra a América. Saiba onde ver

Reprodução / Fickr Athletic-MG O duelo que pode consagrar o campeonato hexacal consecutivo do Atlético de MG acontece neste sábado (15/3), às 16h30, no...

TJDFT resgata a história do juiz de anistia e o honrará

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) celebrará na quarta -feira (19/3), uma homenagem póstuma ao juiz José Colombo de...

VÍDEO: O homem liga fogo para a pousada e o carro em Salvador

Reprodução Os moradores de Santo Antônio além de Carmo, em Salvador (BA), ficaram surpresos com dois ataques na noite de sexta -feira (6/6), por...

Cowboy Carter: O mais novo de Beyoncé faz um show raro no show

O show de abertura da turnê de Cowboy Carter apresentou as ilustres presenças de Duas filhas de Beyoncé: Blue Ivy e Rumi Carter, Sir's...