O medo catatônico de ler Clarice e o impulso de um filósofo

Não me lembro de ler um romance de Clarice Lispector. Se eu li, eu estava em um estado catatônico. Eu li e relei suas duas crônicas sobre Brasília uma dúzia de vezes: sem texto, o que sei é mais revelador da alma da cidade do que esses dois. Eu também li histórias e crônicas, mas os romances atordoam tanto que os deixo nas primeiras páginas.

Eu fico sem fundamento contra Clarice. E olhe, eu tentei, ao longo dos anos, superar e abordar esse autor desconcertante, abissal e absurdo. Eu li a biografia de Benjamin Moser sobre ela, tentando abordar Clarice pelas bordas, em vão.

Até dias atrás (tarde demais, como quase sempre acontece comigo), li o primeiro dos ensaios que o filósofo e crítico literário de Paranse, Benedito Nunes, escreveu sobre o trabalho de Clarice (Chiron Editions, 1973). Belas folheto, bolso, capa verde, capa verde e uma foto de página inteira do autor. Ela olha para a câmera com um ar majestoso, sensual e indiferente.

Leia também

Foi então que finalmente cheguei a Clarice, e as mãos do meu antigo batismo, Benedito Nunes. É aqui que minha invenção surreal da Amazon entra: Criado em Belémo do Pará até 12 anos, já que eu sabia que tinha um padrinho importante, de acordo com o relatório de minha mãe, como mais ou mais fantasia do que eu. Quando meu pai morreu logo após nossa transferência para o fechado, a idéia do importante padrinho permaneceu na coleção de vagas. Até que, um jornalista, comecei a ler compromissos para Paraá Benedito Nunes nos cadernos culturais dos jornais (Golden Times!). Ok, o cenário foi montado para eu acreditar que o notável intelectual do norte era meu padrinho.

VEJA  Selena Gomez alertou Taylor Swift sobre o relacionamento com Blake Lively

Eu nunca procurei ele pedir a bênção, e era desse tamanho, felizmente. Até, não faz muito tempo, eu conheci um grande amigo de Benedito Nunes e comentei com ele, toda a prosa, que era namorada do batismo do grande filósofo de Belemense. O aspecto estranho, cético e crítico do meu interlocutor me fez suspeitar que havia inventado esse padrinho. Corri para os horários telefônicos do pai e encontrei outro benedito, não Nunes. Então eu entendi a associação inventiva que fiz.

Como disse anteriormente, li o ensaio de desfile sobre Clarice e me senti de alguma forma afiliado aos grandes críticos e filosofia literários. Acadêmico sem pedante, analítico sem psicologia, Benedito está revelando Clarice, não sem muita penetração, como ela mesma disse: “Fiquei muito surpresa quando ela me disse que sofreu muito por escrito sobre mim. Minha opinião é que ela sofreu porque ela é mais crítica: ela me vivia e se ele morava nesse livro (tomado em memória, perrona, que ela se morava e morava comigo.

VEJA  O pai aponta os erros do parque como a causa da morte de Juliana Marins

Benedito Nunes conclui o ensaio afirmando que em Clarice Lispador: “A narração é narrar: uma tentativa apaixonada de alcançar o esvaziamento, o eu sem uma máscara, ter como horizonte, existencial e místico, não mítico, a identificação entre o ser e dizer, entre o signo escrito, a experiência e a experiência, e não mitica, e não a identificação e dizer,” a experiência e a experiência e a experiência, e não a identificação e a palavra, entre os sinais escritos e a experiência, e não mitica, “

Clarice acompanha tudo em uma tentativa desesperada de abordar a coisa, o que não sabemos, mas está lá. Vá para a alma do osso para encontrar o que você nem consegue nomear. Mas ela tenta, corajosa e inevitavelmente. Talvez agora eu possa realmente ler todo o romance de Clarice sem cair no penhasco ou cair, sabendo que posso voltar com a bela ajuda do meu antigo jornal.

* Este texto representa as opiniões e idéias do autor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio

spot_imgspot_img

Recentes

Moraes: Marcelo Câmara queria “obter informações confidenciais” de Mauro Cid

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que o tenente -coronel da Reserva Marcelo Costa Câmara, ex -consultor de Jair...

O anúncio de Trump isola os bolsos em defesa dos impostos contra o Brasil

O anúncio do presidente dos EUA, Donald Trump, tributando 50%, os produtos brasileiros exportados para o país causaram um isolamento de bolso na defesa...

SP: PMs matam pessoas sem -teto reivindicando reação, mas testemunhas negaram

Os agentes do 7º Batalhão da Polícia Militar (BPM), 4º, se aproximaram e mataram um sem -teto na noite de sexta -feira (13/6) durante...

A PF pretende concluir a investigação contra Bruno Henrique em 30 dias

A Polícia Federal (PF) pretende concluir, em 30 dias, a investigação sobre o suposto esquema de apostas envolvendo o cartão amarelo recebido pelo atacante...

Justiça cobra testes ginecológicos e de epilepsia para pacientes com DF

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e os Territórios (TJDFT) determinaram a regularização dos exames ginecológicos e para o tratamento da epilepsia na...