TRT mantém uma decisão que garante o reembolso do curso ao funcionário demitido

O Tribunal do Trabalho Regional da Décima Região (TRT-10) confirmou a condenação de uma empresa de tecnologia da informação em Brasília, que exigia que um trabalhador pagasse um curso de certificação, mas o descartou sem reembolso.

A sentença foi publicada durante uma sentença de apelação apresentada pela própria empresa contra a decisão de primeira instância, que também a condenou.

De acordo com o processo, a Companhia solicitou que um analista de operações, contratado em fevereiro de 2024, faça um curso de certificação sob a promessa de reembolsar o valor se for aprovado até o final do contrato de experiência.

O trabalhador concluiu o curso e foi aprovado para obter a certificação. No entanto, dois meses depois, o empregador o descartou, sem pagar o reembolso.

Leia também

No tribunal de primeira instância, o juiz Charbel Charter, responsável pelo caso, determinou que o valor do curso foi devolvido ao funcionário.

No entanto, a empresa disse que possui uma política interna que condiciona o reembolso da permanência do funcionário da equipe. Ele também declarou que a “demissão impedia a aplicação das regras planejadas”. Finalmente, ele pediu que a condenação fosse eliminada.

VEJA  O motociclista morre e o motorista é ferido após atingir o BR-080

Ao julgar o apelo da empresa, o juiz João Amilcar Silva e Souza Pavan, relação do caso no segundo caso, disseram tal política que condiciona o reembolso à continuidade do relacionamento de emprego contradiz os princípios de boa fé e transparência.

Para o magistrado, “sob tais condições, não é admissível impor ao trabalhador o custo de uma qualificação profissional exigida pelo empregador”.

“Embora o prognóstico de reembolso seja condicionado à permanência do trabalhador em emprego, mesmo para fornecer o uso da força de trabalho mais qualificada, conforme exercitado, a cláusula eliminará a característica potentativa, que é TAM para a peneira do Art. 122 do CCB”, registrou o juiz.

A segunda classe do TRT-10, então, negou o recurso e garantido, em uma decisão unânime, o direito do trabalhador de reembolsar as despesas do curso de certificação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio

spot_imgspot_img

Recentes

Quando Eduardo Bolsonaro, o covarde, ameaçou fechar o STF

Aconteceu em 9 de julho de 2018, menos de três meses após a primeira rodada das eleições daquele ano, quando o deputado federal Eduardo...

PF conecta Carlos Bolsonaro a falsa campanha contra Lula

O relatório final da Polícia Federal (PF) da pesquisa "Abin Parall" foi divulgado na quarta-feira (18/6) pela decisão do ministro de Moraes do STF...

Kings League Brasil reúne esportes e estrelas famosas: entenda

Desde a criação de Gerard Piqué, ex -jogador da Barcelona, ​​a Kings League ganhou um grande impacto, com edições envolvendo equipes e equipes internacionais....

Direita ou esquerda?

Terovesalainen/Pixabay Quem é o mais rápido? Respostas de 2.491 leitores: Para a direita - 77,9% A esquerda - 22,1% Quais tópicos você deseja...

Cremoso, esta sopa de mandioca é um abraço na alma; Aprenda renda

Getty Images Você está procurando uma receita prática e deliciosa para fazer em dias mais frios? Então você está no lugar certo. ...