Getty Images

O fato de muitas pessoas não ser fã de segunda -feira não são novas, mas o ódio pelo primeiro dia da semana pode ser ainda mais justificado. Um estudo realizado por pesquisadores de Hong Kong na China revelou que a ansiedade sentida pode aumentar o estresse de cortisol-hormônios em até 23%, aumentando o risco de doenças graves, como diabetes e problemas cardíacos, mesmo em aposentados.
“As segundas -feiras funcionam como um ‘amplificador de estresse cultural”, diz o principal autor do artigo, Tarani Chandola, sociólogo da Universidade de Hong Kong, em comunicado.
A pesquisa foi publicada em junho no Journal of Affative Desconfort. Os cientistas conduziram pesquisas analisando a relação entre ansiedade no início da semana e os níveis de cortisol.
Leia também
Como o estudo foi realizado
- Os pesquisadores usaram dados de 3.511 adultos com 50 anos ou maisdo estudo longitudinal inglês sobre envelhecimento (ELSA).
- Os participantes relataram seus níveis de ansiedade Em diferentes dias da semana.
- Além dos relatórios, As amostras de cabelo foram coletadas para medir os níveis acumulados de cortisol.
Cortisol no alto de segundas -feiras
Depois de analisar dados e amostras de cabelo, a equipe de pesquisa identificou que aqueles que se sentiram mais ansiosos às segundas -feiras tiveram níveis 23% mais altos de cortisol do que a ansiedade em outros dias da semana. A associação sugere que a ansiedade afeta o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA), um sistema responsável pela regulação do estresse.
Ao sobrecarregar, essa parte do sistema nervoso central pode causar disfunções imunes e pode causar doenças como diabetes, câncer e problemas cardiovasculares.
Uma metanálise em 2005 por cientistas do centro médico da Universidade de Utrecht, na Holanda, já havia identificado algo semelhante. De acordo com os resultados da observação, houve 19% mais eventos cardiovasculares às segundas -feiras em comparação com outros dias da semana.
O estresse nem termina na aposentadoria
Outro fato curioso encontrado no último estudo é que os aposentados também mostraram altos níveis de estresse às segundas -feiras, indicando que não é apenas o trabalho que causa a reação natural do corpo, mas uma cultura arraigada de ódio no primeiro dia da semana.
“Para alguns idosos, a transição da semana desencadeia uma cachoeira biológica que dura meses. Este não é um emprego, é quão profundamente as segundas -feiras estão enraizadas em nossa fisiologia do estresse, mesmo após o fim de sua carreira”, conclui Tarani.
Siga o editorial de saúde e ciência no Instagram e acompanhe todos!
Quais tópicos você deseja receber?
Parece que seu navegador não está permitindo notificações. Siga as etapas abaixo para habilitá -las:
1.
Mais opções no Google Chrome
2.
Configurações
4.
Notificações
5.
Os sites podem pedir notificações
Você quer ficar ciente das notícias de saúde mais importantes e receber Notificações em tempo real?