A Embaixada da França no Brasil comemorou na segunda -feira passada (14/7), mais um ano do Partido Nacional Francês tradicional, uma data que marca a queda da Bastilha em 1789. O evento, que teve como apresentador da embaixadora francesa, Emannuel Lenain, e o embaixador da Night Lenain, nos membros, os membros da Diplomatic.
Leia também
Em um discurso bem -vindo, o embaixador lembrou que o Le 14 Juillet – 14 de julho, em português, é uma data simbólica, associada aos valores fundamentais da República Francesa: liberdade, igualdade e fraternidade. “Estamos muito felizes em poder comemorar com todos vocês essa amizade que cresce cada vez mais”, disse Lenain.
Entre os convidados, o Ministro da Justiça e a Segurança Pública do Brasil, Ricardo Lewandowski, destacou, em seu discurso, a relevância histórica da data não apenas para a França, mas também para todas as democracias. “O feriado nacional francês simboliza, em primeiro lugar, o advento da soberania popular. O princípio da ordem da revolução francesa é a base da democracia moderna”.
Este ano, a celebração teve um significado especial: o bicentenário das relações diplomáticas entre os dois países e a temporada francesa de 2025, um evento de intercâmbio cultural entre nações, com foco em questões como transição ecológica, diversidade cultural, democracia e globalização.
Naquela época, Lenain fez questão de enfatizar os frutos reunidos ao longo dos anos de associação entre a França e o Brasil. Ele citou, por exemplo, o filme que estou aqui, uma co-produção de Franco-Brazilia e um verdadeiro sucesso no Festival de Cannes; A aliança musical entre Anitta e o cantor francês Yseult com álibi, música de sucesso mundial; e o alto desempenho de atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos em Paris 2024.
O embaixador também destacou a cooperação com o governo brasileiro na proteção do meio ambiente, da Amazônia e das comunidades indígenas, com novos projetos e investimentos franceses nessas áreas.
“Esperamos que, hoje à noite, também possamos resolver a disputa histórica entre pão de queijo e croissant”, brincou o embaixador, rindo dos convidados.
A noite estava cheia da orquestra franco-brasiliana Claude Brendel, e o cantor da letra Aida Kellen foi responsável por interpretar os hinos do Brasil, França e União Europeia.
Com o fim dos discursos, os convidados puderam participar de um questionário sobre as relações franco-brasileiras, que vale uma passagem aérea para Paris.
1 de 4
Lara Borges, vencedor da ação, com Georges Lopes
2 de 4
Os convidados participaram do sorteio para uma viagem a Paris
3 de 4
A cantora lírica Aida Kellen e a Orquestra Franco-Brazilia Claude Brendel
4 de 4
Os convidados do evento olham para o discurso do embaixador da França Emmanuel Lenain
Veja os registros de Pedro IFF:
Para mais informações, siga o perfil de vida e estilo no Instagram.