No discurso público nesta sexta -feira (18/7), em Ceará, o Presidente Luiz Inacio Lula da Silva (PT) ignorou a operação policial contra Jair Bolsonaro (PL), embora ele sugerisse, sem nominalmente, que os parentes do ex -presidente não retornarão ao Planalto Palace. Lula disse que será candidato no próximo ano se tiver boa saúde. A declaração de Petista ocorre depois que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determina uma série de medidas de precaução contra Bolsonaro.
“Todos os dias vejo uma pesquisa que tem um candidato aqui e um candidato lá. Só decidi ser candidato se estiver no próximo ano, porque tenho que conversar com minha consciência, tenho que conversar com minha própria consciência e conversar com você. E quero dizer a você o seguinte, terei 80 anos.
Sem citar Jair Bolsonaro, Lula enfatizou que a população brasileira não permitirá que ele retorne ao executivo.
“Não voltarei a este país daquele grupo louco que quase destrói este país nos últimos anos. Pode ter certeza. É seguro. Eles não retornarão. Eles podem ser seguros. Pode ser correto. Eles não retornarão, não porque Lula não o faz, é porque não os deixará voltar”, acrescentou o petista.
Moraes respondeu a um pedido da Polícia Federal (PF), com uma opinião favorável do Gabinete do Procurador Geral (PGR). Entre as medidas de precaução impostas pelo ministro do STF está o uso da Ankillera eletrônica, a coleção da casa entre 19h e 6 h, proibição da abordagem de embaixadas e consulados.
De acordo com a PF, Jair Bolsonaro e o vice-adjunto federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) “têm atuado, nos últimos meses, com as autoridades governamentais nos Estados Unidos da América, com o objetivo de obter a imposição de sanções contra agentes públicos do estado brasileiro”.
1 de 4
JAIR BOLSONARO fala com a imprensa
Samuel Reis
2 de 4
Jair Bolsonaro fala com a imprensa depois de colocar um tornozelo eletrônico
Samuel Reis
3 de 4
Ankillera eletrônico instalado em Bolsonaro
4 de 4
Samuel Reis/Metropolis
Cartão de triunfo
Na semana passada, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou em redes sociais uma carta endereçada ao presidente Lula, onde afirma que as ações contra o Brasil são uma retaliação das ações do STF contra Jair Bolsonaro. O líder americano afirma que Bolsonaro foi vítima de uma “caça às bruxas”.
O republicano anunciou que em 1º de agosto, os produtos brasileiros serão tributados em 50% e o Escritório de Representantes dos Estados Unidos (USTR) informou que ele abriu uma investigação contra o país por supostas práticas injustas no comércio entre os dois países.
A Petista está em Ceará, onde anuncia novos investimentos para concluir a Transnordestine Railway. No evento de sexta -feira, Lula anunciou o lançamento de mais de R $ 1,4 bilhão para concluir os trabalhos, sendo R $ 600 milhões do Northeast Development Fund (FNDE) e outros R $ 816 milhões do leilão de desinversão e a liquidação do Fundo de Investimento do Nordeste (FINOR).
A ferrovia começa em Eliseu Martins, município de Piauí, e vai para o porto de Pecima, em Ceará, passando por Salgueiro, em Pernambuco. O trabalho tem 1.209 quilômetros de comprimento.
O início dos novos trabalhos está agendado até o final de 2025.