A Itália venceu o Brasil por 3 sets para 1 em um duelo válido para a final da Liga de Vôlei (VNL), neste domingo (27/7), em łódź, Polônia. Os europeus venceram a competição de três graus e combinaram com os Estados Unidos como os melhores campeões da Liga das Nações, com três títulos cada.
A campanha da Itália no torneio foi impecável. Os italianos foram campeões com 100% de sucesso, vencendo todos os jogos disputados.
Com a derrota, o Brasil atordoa outro corredor -up da Liga das Nações. A lata onde eles obtiveram o segundo lugar em três edições (2019, 2021 e 2022) e agora chegaram ao cargo mais uma vez em 2025. Durante a campanha, o Brasil perdeu apenas um confronto antes da final, precisamente contra a Itália, por 3 sets para 0.
Leia também
Como foi o jogo?
O Brasil entrou levemente no tribunal, mas mostrou solidez defensiva e sabia como explorar os defeitos do oponente, abrindo a vantagem desde o início, com a pontuação favorável em 8/4. Os italianos reagiram fortemente, especialmente nos bloqueios, e obtiveram a curva no final do conjunto quando a pontuação indicava 21/17. Quando tudo estava andando para o set para terminar em favor da equipe européia, a equipe brasileira reagiu com autoridade, marcando sete pontos consecutivos e garantindo a vitória parcial de 25/22.
O Brasil voltou ao segundo set com uma performance bem abaixo da mostrada no primeiro parcial. A equipe teve dificuldade em marcar no ataque e cometeu uma sequência de erros, como toques na rede, o que permitiu à Itália abrir uma grande vantagem no placar, atingindo 13/5. O treinador José Roberto Guimarães tentou reagir com as mudanças, colocando Helena e Kisy, mas as mudanças não foram suficientes para mudar o estágio do jogo. A seleção européia lidou bem com a vantagem e fechou o terceiro set para 25/18
O terceiro conjunto foi muito equilíbrio. O Brasil e a Itália dividiram a liderança desse ponto a ponto, mas os cânones não conseguiram bloquear e deram quatro pontos à frente aos italianos, que até marcaram 16/12. A Itália continuou colocando a bola no chão da corte brasileira e essa vantagem aumentou apenas. No entanto, o Brasil conseguiu tocar a pontuação em um momento crucial no set e foi apenas um ponto. Mas a Itália atacou bem e fechou a segunda parte do jogo para 25/22, até a pontuação do palco que abriu a decisão.
No quarto set, a equipe brasileira conseguiu acompanhar a Itália a apontar durante o parcial. No entanto, nos momentos finais, a equipe européia aproveitou uma série de bloqueios para abrir uma vantagem e fechar o conjunto em 25/22.
Portanto, a Itália mantém uma sequência de 29 jogos sem derrota, incluindo dois títulos da Liga das Mulheres e uma medalha de ouro olímpica durante esse período.