Em uma reunião realizada na tarde de quinta-feira (31/7), na sede da Federação Federal de Futebol (FFDF), a equipe das equipes foi definida no Candangão Sub-17. A competição garante um local para a Copa Brasileira da categoria.
O campeonato começará no mesmo dia do segundo dia 30 de agosto. No total, haverá 24 equipes na disputa, o segundo maior número de história. O recorde chegou em 2023, quando 25 equipes jogaram o título.
Leia também
Formato de campeonato
As equipes foram distribuídas em três grupos, cada um com oito equipes. Fase os cinco principais avançam em cada chave e também no sexto melhor localizado na tabela geral.
A rodada 16 será disputada em um único jogo, com a vantagem do sorteio da melhor equipe de campanha. Nas quartas de final e na semifinal, haverá jogos de renda, não há vantagem. Se o resultado agregado for o mesmo, a vaga será decidida por sanções. A final estará em um único jogo.
Votar contra a obrigação médica
Depois de definir a falta de solicitação de ambulância, ele votou ao diretor para disponibilizar uma equipe médica em seus jogos. A princípio, os clubes, na maioria, votaram contra sete votos a cinco.
Após a pressão de alguns participantes e o FFDF pela maior segurança do campeonato, o representante da linha mudou seu voto negativo para positivo e confirmou a obrigação dos diretores de financiar médicos para as partidas.
Jogo
Um tópico muito discutido foi a condição dos campos nos quais os jogos serão realizados. Algumas queixas foram explicadas, como a falta de linhas, marcas de campo duplicadas, a falta de água, energia e até a ausência de um banco de reserva. As equipes cobraram a inclusão no regulamento de que o campo deve atender a essas necessidades básicas para a realização do jogo, com o risco de WO, além disso, também foram acusados de que a arbitragem informa tais irregularidades nos picos dos jogos, algo que, de acordo com os clubes, não foi realizado e é necessário para o apoio legal.
Um dos exemplos citados foi em um jogo recente de Candangão U15, onde Ceilândia, segundo seu líder, foi prejudicado com marcas ambíguas de campo, o goleiro expulso por supostamente confundido com as várias linhas na TC da Legião. Outro caso levantado pela própria federação foi a partida entre Sobradinho e Plalaltina AC, do mesmo campeonato, que ocorreu nos bancos de reserva. Jogadores alternativos, portanto, estavam sentados durante todo o jogo no chão do lado de fora da grama. Nos dois jogos, o jogo começou normalmente, e nada foi relatado por arbitragem no resumo.
Grupos de campeonato também foram desenhados:
Grupo A.
Vegetais
Samambaia
Formosa
Brazão
Unidade
Maringá
Planaltina ac
Pequena estrela
Grupo B.
Canaã
Real
Candango
Riacho City
Galactic
Xingamento
Trespom
Legião
Grupo c
Capital
Faixa
PENHAROL/BNT
CEILÂNDIA
Mercado
SESP
Uziânia
Teto