O embaixador e embaixador do Reino de Marrocos no Brasil, Nabil Adggoghi e Siham Belamine, recebeu um grupo seleto de convidados, na última quarta -feira (30/7), para celebrar o Data nacional marroquina. A ocasião, realizada com um prestigioso jantar na residência oficial, homenageou o 26º aniversário da ascensão do rei Mohammed ao trono.
Na noite especial, eles participaram do Presidente do Tribunal Superior de Justiça, o ministro Herman Benjamin; o secretário da África e o Oriente Médio, embaixador Carlos Duarte; do Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – Marroquino, o senador Hiran Gonçalves (PP/RO); o Secretário de Relações Internacionais, Paco Britto; Secretário Executivo de Relações Internacionais, Paulo César Chaves; Além do corpo diplomático e dos amigos da embaixada marroquina.
Leia também
De acordo com ele Nabil Adghoghi Embaixadora celebração da data nacional do Marrocos representa uma boa oportunidade para Louvam a profunda amizade entre o país no norte da África e o Brasil. “A celebração caracteriza as relações com Marroco-Brazil dos primeiros contatos diplomáticos em meados do século XIX”, disse ele em um discurso, acrescentando que o ano de 2025 foi “o ano de espessamento desse relacionamento bilateral sob o selo duplo de confiança e ambição”.
“A visita oficial do ministro Mauro Vieira [Relações Exteriores do Brasil] Para Marrocos, em junho de 2024, na verdade abriu perspectivas promissoras para nossa associação ”
Embaixador do Reino de Marrocos no Brasil, Nabil Adggoghi
O anfitrião também enfatizou que o comércio bilateral excede US $ 3 bilhões por ano. “A missão comercial que o Apex-Brazil e Itamaraty organizaram em julho, bem como o fórum de negócios de Brasil Marrocos, mostrou a vitalidade, o dinamismo e o grande potencial de nossa associação. Eles mostraram que, além de seu mercado interno, o Marrocos posiciona hoje como um como um como um centro Logística e agregação industrial e uma plataforma de serviço atraente ”, afirmou.
No futuro próximo, o embaixador tem como objetivo que as duas nações estão mais interessadas Economia azulAtravés de iniciativas conjuntas em pesca marítima sustentável, segurança marítima, preservação costeira e turismo costeiro, por exemplo, “para que somos pioneiros de uma nova articulação geoeconômica no Atlântico Sul”.
“O reino de Marrocos sempre foi e sempre será uma terra de coexistência, onde os seguidores de religiões monoteístas, muçulmanas, judaicas e cristãs vivem em paz e harmonia. É um forte compromisso com o reino de Marrocos, com grande fé e muita fé que esse espírito de paz prevalecerá no Oriente Médio”, disse Adggoghi.
Secretário da África e do Oriente Médio, embaixador Carlos Duarteque também deu algumas palavras na época, reiterou a relevância dos fortes laços de amizade e cooperação que unem o Brasil e o Marrocos. “No próximo ano, nossos países celebrarão 120 anos de relações diplomáticas”, disse ele.
“O Marrocos é o nosso terceiro maior parceiro da África”, disse ele. “Esperamos estender nosso comércio bilateral e expandir a conectividade marítima e aérea entre o Brasil e o Marrocos”, disse ele.
Tanto o embaixador Nabil Adgghi quanto o secretário Carlos Duarte mencionaram a retomada do Royal Air Maroc de vôos diretos entre Casablanca e São Paulo em 2024, depois de ser interrompido como resultado da pandemia covid-19. Bilateral, “Duarte.
O secretário também citou o II Diálogo Brasil-África Sobre a segurança alimentar, a fome de combate e desenvolvimento rural, realizada em maio deste ano em Brasília. “Naquela época, reunimos 44 parceiros africanos para discutir questões de interesse comum, especialmente na área agrícola”, disse ele.
Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – Marrocco, o Senador Hiran Gonçalves Ele confirmou que as relações bilaterais entre as duas nações são um exemplo de “como a cooperação e o multilateralismo podem produzir frutas significativas”. “O potencial de cooperação entre o Brasil e o Marrocos é vasto. E destaque a segurança alimentar, uma área de importância global, onde Marrocos, com a presença de OCP, o maior produtor de fertilizantes fosfatados mundiais e a principal nutrição vegetal, desempenha um papel fundamental”, disse ele.
“De fato, a longa história de relações de OT entre nosso país e Marrocos é hoje em um momento variante.
Para o presidente do grupo parlamentar, o modelo marroquino é um exemplo de pragmatismo e visão futura, demonstrando a capacidade de construir pontes e promover a estabilidade. “O reino do Marrocos está posicionado como uma ligação estratégica entre a Europa, África e América, consolidando seu peso econômico e diplomático no cenário internacional. Que esta celebração é outro passo para construir um futuro de mais prosperidade e cooperação entre nosso país, Brasil e Marrocos”.
Veja as fotos da data nacional marroquina, para a lente de Gustavo Lucena:
Para mais informações, siga o perfil de vida e estilo no Instagram.