A Plataforma de Play Senai oferece mais de 1.000 cursos gratuitos em várias áreas da indústria. Para fortalecer a educação profissional, o conteúdo é oferecido de acordo com as demandas do mercado de trabalho para resolver as lacunas de trabalho qualificadas em alguns setores.
Paulo de Sá FIHO, diretor da unidade digital Sessi/Senai-Go, explica que os cursos surgem de uma análise cuidadosa do mercado, que envolve visitas técnicas, eventos setoriais e associações com empresas, para mapear lacunas de qualificação profissional.
Leia também
“A criação de cursos no jogo de Senai começa com um aspecto vigilante para nossos alunos e para o mercado. Procuramos identificar as habilidades exigidas pelo mundo do trabalho e, a partir dessa escuta ativa e a análise das tendências, definimos os tópicos mais relevantes para compor nosso portfólio de cursos”, explica ele.
O diretor também afirma que existe um processo de curador que reforça o alinhamento entre conteúdo técnico e aplicabilidade.
“Temos uma equipe multidisciplinar que colabora com o setor produtivo na construção de cursos, desde sugestões de conteúdo a validações estratégicas. Com os negócios de brincadeiras da Senai, por exemplo, co -criamos trilhas de formação personalizada com empresas, de seus próprios desafios e objetivos”, explica ele.
Depois de identificar os problemas que devem ser evidenciados, Joana Darcari, gerente de projetos em DR/GO, assume o papel do palco. “Selecionamos especialistas com experiência prática no setor, garantindo que o conteúdo esteja conectado à realidade do setor. A proposta do curso combina a teoria essencial com exemplos reais, sempre focando nas habilidades que o aluno precisa desenvolver”.