A retenção dos votos em Amapá muda quatro deputados federais

O Tribunal Eleitoral Regional de Amapa (TRE-AP) comemorou na segunda-feira (9/6) a cerimônia para retirar os votos para as posições proporcionais das eleições de 2022 de acordo com a determinação do Tribunal Eleitoral Superior (TSE) de seguir a decisão da Suprema Corte (STF).

Para retrair, o TRE-AP seguiu a orientação da alteração do cálculo da distribuição das chamadas “sobras eleitorais”. Com isso, houve uma modificação do resultado final. Quatro dos oito deputados federais do estado serão trocados. A decisão do Tribunal que validou o requisito de um desempenho eleitoral mínimo. Portanto, o resultado eleitoral mudou.

Os primeiros deputados federativos do banco continuam com o mandato. Eles são:

  • JOSENILDO ABRANTES (PDT) – 27.112 Votos – escolhidos pelo quociente do partido (QP);
  • Vinícius Gurgel (PL) – 13.253 votos – escolhido por média;
  • Favacho Acácio (MDB) – 24.064 votos – escolhidos por média;
  • Dorinaldo Malfaia (PDT) – 11.473 votos – escolhidos por média.

Os outros quatro deputados que até agora tiveram um mandato, perdem a posição. Eles são:

  • Som para Barbosa (PL);
  • Maria Goreth (PDT);
  • José Augusto Pupio (MDB); e,
  • Silvia Nobre – Silvia Waiãpi (PL).
VEJA  A esposa de Daniel Alves, Joana Sanz, se manifestou após a absolvição. Olhar
Leia também

Novos deputados

Com a perda do mandato desses parlamentares, outros quatro foram escolhidos na retina. O novo resultado estará sujeito à Amapa completa na terça -feira (10/6). Logo após a aprovação, o escolhido assumirá a posição. Então seus mandatos começam imediatamente. Eles são:

  • André Abdon (PP) – média de 39.086 – 11.380 votos;
  • Aline Gurgel (republicanos) – média de 38.346 – 13.633 votos;
  • Marcivânia flexa (PCDOB) – média de 36.416 – 13.245 votos;
  • Paulo Lemos (PSOL) – média de 36.225 – 9.240 votos.

A determinação da Suprema Corte

Em março, a Suprema Corte decidiu aplicar uma mudança nas “sobras eleitorais” já válidas para as eleições de 2022. Com isso, sete deputados federais perderam as cadeiras, quatro delas de Amapá. Agora, o estado do estado cumpriu a decisão judicial.

A Suprema Corte invalidou a legislação que estabeleceu um entendimento de que as partes que obtiveram pelo menos 80% do quociente eleitoral – divisão de votos válidos recebidos pelo valor das vagas só podiam funcionar para as sobras eleitorais. Além disso, os candidatos devem adicionar votos iguais ou superiores a 20% do quociente.

VEJA  Giovanna Lancelotti defende L7nnon em Telenovela: "Surpresa"

Durante a cerimônia na segunda -feira, o juiz federal Anselmo Gonçalves, membro do Comitê de Investigação, listou a integridade do processo e também o rigor técnico.

“Foi a primeira vez que isso acontece aqui em Amapá e devemos enfatizar que isso não é uma contagem de votos: simplesmente usamos uma nova fórmula de cálculo”, disse o juiz.

“A retratalização dos votos cumpre, com precisão, a decisão da Suprema Corte e reafirma o compromisso da justiça eleitoral com a certeza legal e a suavidade do processo democrático. Atuamos com total transparência, garantindo que as novas pessoas eleitas reflitam fielmente os critérios legais na força”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio

spot_imgspot_img

Recentes

Confira frutas que ajudam a evitar o aparecimento de diabetes

Quando se trata de prevenção de diabetes, a comida desempenha um papel fundamental e, de acordo com o nutricionista Cibele Santos, algumas frutas podem...

A irmã de Neymar defende um jogador após o surto: “Personalidade”

Reprodução. Rafaella Santos, irmã de Neymar, usou redes sociais no domingo (1/6) para defender seu irmão. O jogador de Santos, que foi expulso durante...

Embaixada da França comemora em 14 de julho e elogia a associação com o Brasil

A Embaixada da França no Brasil comemorou na segunda -feira passada (14/7), mais um ano do Partido Nacional Francês tradicional, uma data que marca...

“Infraestrutura satânica”, diz o presidente de Israel sobre o Irã

Anna Moneymaker/Getty Images O presidente de Israel, Isaac Herzog, disse que o regime de Ayatolá Ali Khamenei tem uma "estrutura satânica" que está se...

Conheça Samir Xaud, o único candidato à presidência do CBF

O candidato único para a presidência do CBF, Samir Xaud, será eleito novo presidente da entidade neste domingo (25/5). A eleição acontece a partir...