Abin Parallel: CEO da PF Inima nomeado por Lula para testemunhar

Vinícius Schmidt/Metropolis

Chefe de PF Abin Lula
1 de 1 Chefe de PF Abin Lula – Foto: Vinícius Schmidt/Metropolis

A polícia federal (PF) convocou o atual diretor geral da Agência de Inteligência Brasileira (ABIN) para testemunhar na investigação da existência de uma estrutura de espionagem ilegal no órgão durante o governo de Jair Bolsonaro (PF).

Luiz Fernando Corrêa foi nomeado para o cargo pelo Presidente Lula (PT), dos quais ele era diretor geral da polícia federal no segundo mandato. A previsão é que ela será ouvida no final desta semana.

As informações confirmadas pela coluna são que o atual chefe de Abin será questionado sobre uma suposta obstrução da pesquisa paralela de Abin e a operação de espiões contra as autoridades paraguaias no contexto das negociações de Itaipu.

A atual Cúpula do Abin já foi o objetivo da investigação da espionagem sob o Relator do Ministro Alexandre de Moraes, da Suprema Corte Federal.

Abinando
A PF investiga o uso do Abin para monitorar as autoridades governamentais de Bolsonaro

Em outubro de 2023, quando a primeira fase da operação da última milha foi lançada, um dos objetivos foi o então número 3 de Luiz Fernando Corrêa, Paulo Maurício Fortunato. Ele foi retirado do escritório e em casa foi encontrado US $ 171.000.

VEJA  PB: O corpo do homem é encontrado na área de mangue; A polícia investiga

Em janeiro de 2024, duas novas fases e a nomeação da PF sobre uma possível obstrução de investigação derrubaram o então número 2 de Corrêa, o delegado Alessandro Moretti.

A investigação da Abin Parallel começou a investigar o uso do software First Mile contra os jornalistas, descontentamentos e oponentes e oponentes de Bolsonaro.

Após a primeira fase, o PF também começou a usar a estrutura paralela para disseminar informações errôneas e produzir arquivos contra oponentes.

No caso de espionagem contra as autoridades do Paraguai, um servidor de abin disse à PF em testemunho que a operação de inteligência começou em Govenro Bolsonaro, mas continuou em Abin que ele já estava na administração de Lula com a autorização de Luiz Fernando Corrêa.

Leia também

Quais tópicos você deseja receber?

Ícone de Campana para notificações

Parece que seu navegador não está permitindo notificações. Siga as etapas abaixo para habilitá -las:

VEJA  Descubra por que os cafés das cápsulas podem ser uma má escolha para a dieta

1.

Ícone de ajuste do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configuração

Configurações

4.

Ícone de Campana para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância em notificações

Os sites podem pedir notificações

Metropolis.com

Notícias gerais

Você quer ficar a par das notícias mais importantes e receber Notificações em tempo real?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio

spot_imgspot_img

Recentes

Candangão U11/13 conhece o primeiro classificado na quinta rodada

O Candangão U11/13 cumpriu seu primeiro classificado para a próxima fase na quinta rodada, que ocorreu no fim de semana passado. Minas Brasília, Legião...

Com o relatório Ready, o Congresso é executado para votar no orçamento neste quinto

O Congresso Nacional é postulado para aprovar na quinta-feira (20/3) A lei orçamentária anual de 2025 (LOA) depois que o senador Angelo Coronel (PSD-BA)...

Israel ataca Beirute pela primeira vez em Alto El Fuego. Vídeo

O exército israelense comemorou, na sexta -feira (28/3), Bombard, pela primeira vez em Alto El Fuego, contra a capital do Líbano, Beirute, com objetivos...

Os deputados avaliam se a compra do professor por BRB deve passar no CDF

Os deputados do distrito se reúnem na segunda -feira à tarde (31/3) para avaliar se a compra do Banco Mestre pelo Banco de Brasília...

O médico informa a história de uma criança que “ressuscitou” após a oração da avó

"Eu arranhei a morte atesta", disse o pediatra. O caso ocorreu no hospital em Morro Agudo, dentro do SP04/11/2025 09:43, atualizado 04/11/2025 09:43Reprodução/...