Os cursos técnicos têm uma duração variável, podem passar de meses para mais de três anos e estão abertos a candidatos com uma escola primária incompleta ou uma escola secundária completa. Eles podem ser encontrados em escolas técnicas federais, institutos e instituições como Senai e Senac. Veja os tipos de formações técnicas oferecidas abaixo:
- Posteriormente: para aqueles que já concluíram o ensino médio e desejam entrar no mercado de trabalho. O tempo varia e, no final do curso, o aluno recebe um diploma do técnico do ensino médio;
- Concomitante: isso só pode ser feito por aqueles que completaram o primeiro ano do ensino médio. O aluno, simultaneamente, faz os dois cursos, estando na mesma instituição. No final, ele recebe o diploma de nível técnico e dura uma média de dois anos;
- Integrado: Prepare o aluno para uma profissão ao concluir as cargas disciplinares do ensino médio. O curso pode levar até quatro anos e, ao concluir, um técnico do ensino médio é recebido;
- Educação inicial e contínua (FIC) ou qualificação profissional: cursos de curta duração para trabalhadores, estudantes do ensino médio e beneficiários de programas de transferência de renda federal. Dependendo do curso, apenas o fundamental incompleto pode ser necessário.
ELE Metrópole Selecionou algumas opções para cursos técnicos para quem procura uma nova profissão com uma alta taxa de empregabilidade e curta duração:
Técnico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
O profissional é responsável por especificar, projetar e coordenar o desenvolvimento de software e banco de dados, levando em consideração as ferramentas conceituais de preceito e engenharia de software, linguagem de programação e banco de dados que permite a melhoria e a viabilidade das atividades produtivas e de serviço.
Técnico de Podiatria
O bem -estar dos pés é frequentemente negligenciado e esse profissional é responsável por garantir a saúde do podal. O curso consiste na preparação de um técnico capaz de realizar uma avaliação podológica, profilaxia podal, correção de unhas, tratar problemas inflamatórios ou infecciosos e lidar com a hiperqueratose, espessamento da parte mais externa da epiderme.
A entrada da área técnica é frequentemente procurada por pessoas que já atuam como manicure ou pedicure e procuram o curso se especializar.
Leia também
Telecomunicação:
O curso tem 1.200 horas e tem como objetivo treinar profissionais qualificados na instalação e reparo de equipamentos e equipamentos telefônicos, desempenhando funções sob supervisão técnica e fornecendo suporte técnico para equipamentos e programas.
Terapia de massagem
O técnico de terapia de massagem é responsável por aplicar técnicas de massagem e relaxamento ocidental e oriental, promovendo bem o alívio das tensões musculares e da redução do estresse. De acordo com a Associação Brasileira de Massagem Terapêutica (Abramas), o setor mudou cerca de R $ 1,5 bilhão em 2023, o que representa um crescimento de 10% em comparação com 2022.