As universidades públicas avaliam a revisão de despesas como insatisfatórias

O Ministério da Educação (MEC) informou que o governo federal recompensará R $ 400 milhões de universidades e institutos federais após o decreto de supressão do orçamento publicado pelo executivo. No entanto, a medida é avaliada como insuficiente para a manutenção de instituições de ensino superior.

“Garantiremos a recomposição do orçamento por uma quantia de R $ 400 milhões, acima do que foi reduzido pelo orçamento. Também regularizaremos a questão financeira até maio, quando pararmos de ir a universidades federais e institutos de cerca de US $ 300 milhões”, disse Camilo após encontrar Dean na terça -feira (27/5).

Leia também

Gasto

  • A equipe econômica ainda busca medidas para equilibrar contas públicas. Na semana passada, foi apresentado um conjunto de medidas de ajuste sobre o imposto sobre operações financeiras (se).
  • Com as mudanças, a previsão foi um impacto fiscal esperado de R $ 20,5 bilhões até 2025 e R $ 41 bilhões em 2026.
  • No entanto, após uma forte reação do mercado, a fazenda se aposentou à decisão de elevar o IOF para o investimento de investimentos nacionais de fundos no exterior.
  • O pacote do governo também forneceu o uso do VGBL como um fundo de investimento alto com impostos baixos e o IOF em crédito por empresas nacionais de 1,95% por ano.
VEJA  Pesquisa BBB 25: participantes e incêndios surpresa

Leia também

O Presidente da Associação Nacional dos Líderes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), José Daniel Diniz Melo, indicou que a reunião do MEC com o reitor na terça -feira era importante para abrir o diálogo entre as instituições e o governo, mas enfatizou que o orçamento atual não será suficiente para fornecer despesas.

“O orçamento não é suficiente para as instituições cumprirem seus compromissos este ano. Desde a aprovação da lei orçamentária anual, exigimos um aumento de US $ 1,3 bilhão para nossa lei orçamentária este ano. O que não aconteceu, por isso esperamos que essa suplementação continue”, disse José Melo.

O orçamento de 2025 forneceu R $ 33,9 bilhões para instituições de ensino superior. No entanto, em abril, o Presidente Luiz Inacio Lula da Silva (PT) estabeleceu, através de um decreto, que, até novembro, o MEC só pode cometer despesas primárias discricionárias com o limite de R $ 21,4 bilhões.

Como foi o Metrópolea medida não agradou representantes das universidades e institutos federais. Agora, apesar da revisão, o orçamento planejado ainda é considerado insuficiente para demandas.

VEJA  Veja as linhas de pesquisa sobre a morte do empresário em Interlagos

Encontro com reitores

Os reitores das instituições de ensino superior se reúnem com os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Camilo Santana (educação), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Márcio Macêdo (Secretaria Geral da Presidência da República). A reunião também foi planejada para a agenda do presidente Lula, mas o presidente teve um desconforto na segunda -feira (26/5) e começou a despachar do palácio de Alvorada, residência oficial.

Bloco de orçamento

Na semana passada, os ministros Fernando Haddad e Simone Tebet anunciaram um bloqueio de US $ 31 bilhões no orçamento de 2025. A medida afeta, em particular, as despesas não compulsivas dos ministérios, como investimentos e financiamento de máquinas públicas.

Fernando Haddad, naquela época, explicou que as decisões foram tomadas como resultado da falta de compensação da isenção da folha de pagamento e da prisão do IRS.

Também de acordo com a equipe econômica, as despesas esperadas para este ano são de US $ 10,6 bilhões acima do limite da estrutura. Portanto, eles procuram medidas para evitar um déficit nas contas públicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio

spot_imgspot_img

Recentes

“Pop Corn and Ice Cream”: Bolsonaro arrisca o inglês em ACT e se torna meme

São Paulo -A tentativa de se aproximar da audiência internacional, o ex -presidente Jair Bolsonaro (PL) arriscou uma frase inglesa do Sound Automobile na...

Quaest: Motta se torna o principal objetivo dos “inimigos das pessoas” nas redes

O Presidente da Câmara de Deputados, Hugo Motta (Republicons-PB), tornou-se um objetivo direto de críticas negativas e menções nas redes sociais, após a crise...

A inação de Lupi explodiu o escândalo do INSS no colo da administração de Lula

O proprietário Carlos Lupi foi responsável por carregar o escândalo de descontos irregulares na folha de pagamento dos aposentados do Instituto Nacional de Seguridade...

Vídeo: a entrega de aplicativos é lançada contra a placa “Stop”

Reprodução O motociclista Eduardo Gomes da Silva, que trabalha por aplicação, ficou gravemente ferido depois de ser atingido por um carro na noite...

Fernanda Lima excita quando abriu o coração pela morte de sua mãe na lei; Ler!

Fernanda Lima abriu seu coração e falou sobre a morte de sua mãe, Suzete Hilbert. Sem revelar a causa da morte, o apresentador publicou...