“Cada um dispara de lado”, diz Lewandowski sobre segurança no país

O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, criticou, na sexta -feira (13/6), a falta de integração entre a União, os Estados e os municípios para combater o crime organizado e disse que o Brasil tem mais cooperação com outros países da área do que entre suas próprias entidades federativas.

“Hoje, temos uma extraordinária rede de cooperação internacional, muito forte. Mas, infelizmente, temos 26 estados e o distrito federal, e não temos o mesmo diálogo que temos no plano internacional. Todos trabalham sozinhos”, disse o ministro durante um painel realizado pela Universidade de Santo Amaro, em um hotel no centro de São Paulo.

Lewandowski participou de um debate de segurança junto com o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB) e ex -ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann. Em seu discurso cerca de aproximadamente 20 minutos, o ministro discutiu as transformações do crime nas últimas décadas.

“O crime é um fenômeno organizado, pequeno ou grande. A organização por trás desse crime não é mais o esforço de uma pessoa. Temos que enfrentar o crime nacional organizado e até organizado. É claro, é claro, que enfrenta esse crime”, disse o ministro, que defendeu os pontos principais do Congresso PES, proposto por sua administração na pasta Justiça e está em discussão no Congresso do Congresso.

VEJA  Sagitário: confira o horóscopo de hoje (9/7) para ver seu sinal

“Estamos criando um tipo de deles [da Segurança]um sistema único que visa integrar todas as forças de segurança na Federação Brasileira. Colocando seus próprios fundos, bem como a agência de saúde e educação, estabelecendo contorlantes e pessoas, um pouco expandindo o poder da polícia federal e também a polícia federal da estrada “, disse o ministro, que enfatizou que o texto não pretende alterar a autonomia dos estados sobre a administração das policiais militares e civis.

Leia também

Segurança do PEC

  • O PEC da segurança pública está sendo processada na Câmara dos Deputados. No momento, o texto está experimentando análises e discussões na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A expectativa é que o relator da Comissão, o deputado Mendonça FILHO (Union-PE), apresente a opinião no final de junho.
  • Na quarta -feira passada (11/6), uma audiência pública no CCJ recebeu os presidentes de duas entidades representativas dos prefeitos, Frente Nacional dos Prefeitos e Prefeitos e Confederação Nacional de Municípios, que criticaram a proposta.
  • O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que preside a frente nacional dos prefeitos, argumentou que a segurança pública não pode ser tratada como um problema social e também solicitou maior clareza no PEC sobre os poderes de cada entidade federativa e as fontes de financiamento.
  • Após o evento em São Paulo, em conversas com jornalistas, Ricardo Lewandowski disse que a idéia geral de PEC está sendo bem recebida pela oposição e pela comunidade empresarial. Ele disse, no entanto, que vê como algo natural, o texto foi modificado em alguns momentos durante o processo no Congresso.
VEJA  Herdeiro de Hermès Fortunada disputas de desaparecimento após a morte do antigo gerente

Cortes de segurança

O ministro também lamentou o recente corte de gastos do governo em dois fundos focados no financiamento de políticas de segurança. Lewandowksi declarou que a redução ocorreu em todas as áreas do governo.

“Temos uma estrutura fiscal e um teto de despesas, essa é até a vontade do Congresso Nacional. Sofremos cortes consideráveis, especialmente em dois fundos importantes, que é o Fundo Nacional de Segurança Pública e o Fundo de Políticas Penitentiárias. Sofremos um corte de quase meio bilhão e agora outro corte de quase 160 milhões de reais”, disse ele.

Ricardo Lewandowski argumentou, no entanto, que o governo encontra alternativas para atender às demandas na área. “O grande desafio é encontrar novas fontes de financiamento. Uma das idéias é finalmente tributar as apostas, que realmente têm renda muito alta e que uma parte dos impostos pode ser direcionada à segurança pública. Finalmente, precisamos encontrar novas fontes de financiamento”, argumentou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio

spot_imgspot_img

Recentes

Pesquisa BBB 25: as surpresas e diminuem os participantes da diferença rival

Reprodução/Instagram Aparentemente, a decisão da décima parede do BBB 25 será para os minutos finais. Isso ocorre porque, horas antes do anúncio de Tadeu...

Vídeo: Em Great Game, Fluminense abre a pontuação contra Bragantino

Lima foi responsável por equilibrar a rede Bragantino e fazer 1 x 0 para Fluminense em Maracaná04/06/2025 17:01, atualizado 04/06/2025 17:14Wagner Meier/Getty Images...

Depois de dois dias, ninguém procurou dinheiro esquecido em um banco em DF

Hugo Barreto/Metropolis Depois de dois dias, ninguém procurou o R $ 400 esquecido na boca de um caixa eletrônico de uma agência bancária em...

A Web reage depois que Malcom é substituído em jogo contra o Manchester City

Qian Jun/Sports Press Photo/Getty Images Malcom apareceu como um dos melhores jogadores do campo do jogo entre Hilal e Manchester City. No entanto, 15...

Como perder peso e perder gordura sem desistir de doces e sobremesas

Nos processos de perda de peso, é comum pensar que os doces devem ser completamente excluídos dos alimentos. Mas vamos reforçar: a chave não...