CATATATA VIVE (de Gustavo Krause)

A “Ilha Vera Cruz” foi o primeiro nome dado ao nosso país pelo comandante do esquadrão Cabral Pedro Álvares, na aventura das descobertas do Novo Mundo no quintal. O conceito errôneo foi de curta duração. Não era uma ilha. Fazia parte de um continente chamado “Terra de Santa Cruz” que mantinha o tom religioso do contrato de colonização.

No entanto, desde 1503, “Abraçou e a cor vermelha que os panos”, a seca, a madeira conhecida na Europa e comercialmente valiosa, denominada terra descoberta e se tornou o principal produto explorado pelos portugueses sob o protesto indignado de Fray Vicente do Salvador. A colonização também teve a missão de evangelização expressa na cruz do templário estampado nas carabinas.

No entanto, o ato de fundação do Brasil, pelo menos em nome do batismo, selou um pacto de origem e destino com a natureza da beleza impressionante e a oferta de riqueza aparentemente inesgotável.

Eu digo “aparentemente inesgotável” porque, no relacionamento, duas visões coexistem: a visão humanística impregnada com a cultura renascentista que ele percebeu na expansão de novas fronteiras a expansão dos limites do conhecimento e estimulou a imaginação dos pensadores; e a visão utilitária moveu -se pelo interesse mercantilista que procurou expandir o comércio e abrir novos espaços de exploração monopolista pelos estados nacionais emergentes.

Ele vem da lei fundamental do relacionamento ambivalente com a natureza. Por um lado, a exploração predatória determinada pelo folheto mercantilista. Por outro lado, o impacto do deslumbrante dos colonizadores na natureza brasileira levou ao primeiro dos cronistas a destacar um “paraíso para o chão”, entrelaçado com “intermináveis ​​águas”.

Já na primeira visão, no Porto, com certeza, os colonizadores encontraram sua majestade na Floresta Atlântica, uma espécie de tapete verde se estendia ao mar, de modo que agrediu e degradou que Drummond definiu seu sofrimento de existência como “doação ilimitada à eterna ingratidão”. A existência de sofrimento da Floresta Atlântica é o objetivo de uma obra de Warren Dean (1932-1994) para ferro e fogo: a história e a devastação da floresta atlântica brasileira (ed. CompanHia Das Letters. São Paulo, 1996).

VEJA  Bruyne pode reforçar o rival de Palmeiras na Copa do Mundo de Clubes. Olhar

Eu mal sabia que a expedição de Cabalina era que esse show de olhos era apenas um pedaço de um mosaico inimaginável.

Ao norte, a gigantesca selva da Amazonon Jungle oferece ao mundo serviços ecológicos vitais para o equilíbrio ambiental e abriga o maior tesouro da humanidade, a biodiversidade, uma fonte inesgotável de respostas e doenças de fome que ainda não são satisfatoriamente decifradas pela fábrica humana.

Na direção oeste, bem no coração do Brasil, “pequenos troncos torcidos e troncos curvos, folhas grossas e escassas no meio da vegetação fina e assustadora”, esconde uma bênção da natureza, a fechada, um generoso fornecedor de biodiversidade e nascentes onde outra riqueza é mais assustadora e crítica: água.

E por falar em água, o paraíso das águas vem de um ecossistema único que é o Pantanal. É um ofício frágil da natureza, que revela um show único que, em certos momentos, o céu, a terra e as águas, nas planícies sobrepostas, parece uma coisa.

Em todos esses cenários, a beleza é o trabalho da criação; A tragédia é uma obra de destruição humana.

Somente na natureza de La Caatea parece interpretar beleza e tragédia; de vida e morte. Tudo acontece quando o sol queima (e queima muito) e quando chove (e chove pouco).

E, ao contrário de todos, são ouvidos o grito da terra associado ao grito dos pobres. É o semi -árido mais populoso do planeta.

Diferente porque é um bioma único no mundo. “The White Forest” é um tipo de pálido que revela a língua tupi. Embrano, quase desbotado. Bem, representa aproximadamente 10% do território brasileiro; Estima -se que abriga uma flora entre 2 e 3 mil espécies; Habita 1307 espécies animais (327 endêmicas), mais de cem mamíferos, aproximadamente 1.000 aves e mais de 1220 espécies de animais de vertebrados.

VEJA  O primeiro -ministro matou o sem -teto "por um mero sadismo", diz MPSP

A imagem desanimadora não desaparece. Onde eram rios temporários, enrugavam como se um rosto fosse mais velho durante a noite; Onde era o verde das folhas de Jurema, Camarathuba e Mororó, o Xique-Xique, Palmatório e Mandacaru restam, ou seja, há espinhos como se fossem armas de uma luta pela sobrevivência, mesmo quando a redução da chuva substituindo o Partido Froguru, Wing Wing, canto, canto, mocó, mocó, uma “explosão da vida”. “.” “.” “.”

Nesse sentido, a degradação da natureza atingiu o ponto crítico revelado pela ameaça climática: um problema vital para a agenda global. O Brasil tem responsabilidade estratégica e destaque de enfrentar em conjunto o desafio de mudar o curso da civilização. Este ano, em Paraá, Cop30 (30ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança Climática-UNFC) será o apresentador de Parara.

De fato, a boa notícia é o relatório anual de desmatamento (RAD Mapbiomas), publicado em 15 de maio, que revela uma redução de 32,4% na área desmaturada até 2024/2023; As más notícias são o sério risco de “flexibilidade” dos padrões de licença ambiental.

No caso de Caatura (redução de 13,4%), o gerenciamento do estado, de maneira articulada, cooperativa e eficiente, conclui o processo de criação de seis unidades de conservação no semi -arídeo de Pernambuco (Serra da Matinha, Serra do Broken, Sarra -Siria Siriema, Verra Verra). É importante observar que o projeto é financiado pelo Global Environmental Fund (GMEF), sob a coordenação do MMA, tem o BID como agência de implementação, está sendo tocado pelo Funbio e executado por Cepan, em associação com Semas-PE e CPRH.

Enquanto isso, Caatina, forte, vive.

P.S. Economize em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio

spot_imgspot_img

Recentes

Especialistas explicam por que os contratos de nomeação estão aumentando

Com a abordagem do Dia dos Namorados, nesta quinta -feira (12/6), entre declarações românticas e jantares, um tema mais pragmático começa a ganhar espaço...

Ataques de fúria e monólogo: veja o testemunho de Cupertino completo

Paulo Cupertino Matias foi condenado a 98 anos de prisão no regime inicial fechado, depois de ser considerado culpado pelo Conselho de sentenças que...

MetroC-DF fecha neste domingo (13/4) para manutenção

Agência brasileira Todas as estações da Companhia Metropolitana do Distrito Federal (MetroC-DF) estão fechadas neste domingo (13/4) para manutenção de estradas e grade...

O cantor brasileiro recebe o Grammy por engano e tenta retornar: “personagem”

O cantor Igor Oggy explicou através das redes sociais que recebeu um Grammy latino errado e tentou encontrar o verdadeiro vencedor do prêmio. "O...

Vídeo: O dono do restaurante mostra o protesto de Motoboys no SP

São Paulo - O proprietário de um restaurante, localizado no centro de São Carlos, interior de São Paulo, fez dois tiros, depois que um...