Na terça -feira (18/3), deve ser de fortes chuvas na maior parte do território nacional, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (IMET), que fornece 21 estados alertas sobre “perigo” e “perigo potencial” para a precipitação.
A tendência, no entanto, é que o resto de março segue o padrão observado em seus primeiros 15 dias, com calor no sudeste e chuvas mais fortes no norte e nordeste.
A agência emitiu seis avisos para terça -feira no verão passado. Três deles estão em escala laranja, “perigo” e três outros na escala amarela, “Potencial Danger”.
Leia também
Aviso
Três avisos de “perigo” em escala laranja indicam chuva entre 50 e 100 mm/dia e ventos intensos de até 100 km/h no norte, nordeste, sudeste e meio oeste.
Além do Acre, que declarou um estado de emergência no início da semana passada, a atenção, no norte, é devida a Roraima, paraá, a leste de Amapá e ao norte da Amazonas. No nordeste, deve chover mais em Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Parába.
Para as localidades do país local do país, a IMET também emitiu três alertas de “perigo potencial” em uma escala menor, indicando chuva entre 20 e 30 mm/ho para 50 mm/dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h, que reverbenam em grande parte do país.
A agência recomenda que a população evite enfrentar o mau tempo, observe a mudança nos trilhos e, se possível, desative os aparelhos e a estrutura geral de energia.
No caso de explosões de vento, ele não se refugia sob as árvores, pois existe o risco de cair e descarregas elétricas e não estacionar veículos perto das torres de transmissão e sinais de publicidade.
Segundo IMMMET, as chuvas devem se concentrar no final da tarde e persistir pelo menos até quarta -feira (19/3). A sensação é de um clima chocado associado à chuva.
Temperaturas
Os termômetros devem cair em São Paulo devido à passagem de uma frente fria, com um mínimo de 18 ° C e no máximo de 27 ° C na capital do estado. No Rio de Janeiro, os termômetros variam de 23 ° C a 31 ° C, enquanto o Belo Horizon pode se registrar até 28 ° C. Em Brasília e Goiânia, as temperaturas devem variar entre 18 ° C e 31 ° C, com chuvas isoladas.
O Nordeste permanecerá quente, com Salvador que varia de 23 ° C a 31 ° C e força entre 24 ° C e 28 ° C no norte, Manaus terá um mínimo de 23 ° C e máximos de 31 ° C, enquanto Belém pode atingir 33 ° C.
No sul, o Porto Alegre terá temperaturas entre 18 ° C e 27 ° C, Curitiba entre 16 ° C e 27 ° C e Florianobolis entre 20 ° C e 31 ° C. No campo