Foto: Reprodução

Nesta segunda -feira (7/4), a atriz Fernanda Machado relatou as redes sociais sobre continuar a ter o ciclo menstrual, mesmo após a eliminação de seu útero. O órgão foi eliminado após a segunda complicação da atriz de gravidez em uma complicação, a recomendação médica era eliminá -la para preservar sua vida.
O procedimento escolhido foi a histerectomia parcial, onde o útero é eliminado, mas os ovários e o pescoço uterino ainda estão no lugar. A menstruação é o bispo do útero, que sangra todos os meses em um processo de ovário, que libera hormônios do ciclo menstrual.
Leia também
Os ovários continuam a funcionar no caso de Fernanda, então ele ainda sente os sintomas associados à menstruação, como irritabilidade, dor de cabeça e inchaço.
A atriz ainda possui endometriose, caracterizada pela proliferação de tecido endometrial fora do útero, conjuntos de tecidos que devem estar dentro do órgão aparecem em outros lugares, mas mantém a função.
“As lesões são geralmente encontradas na pélvis, mas podem ocorrer em muitos lugares, como intestinos e bexiga. E isso afeta a qualidade de vida dessas mulheres, restringindo suas atividades e dor emergente, desconforto, ansiedade e depressão, bem como as dificuldades em engravidar”, explica o ginecologista e a depressão.
Como os hormônios de Fernanda continuam ordenando que o ciclo menstrual ocorra, as células perdidas pelo corpo da atriz respondem à chamada e a dor característica da endometriose ainda ocorre.
“Estima -se que 70% dos pacientes com a doença sejam sintomáticos e tenham os principais sinais de dor cólica e lombar”, disse a ginecologista Luís Otávio Manes, especialista em endometriose, um EME da metrópole.
Siga o editorial de saúde e ciência no Instagram e no canal do WhatsApp e acompanhe todos!
Quais tópicos você deseja receber?
Parece que seu navegador não está permitindo notificações. Siga as etapas abaixo para habilitá -las:
1.
Mais opções no Google Chrome
2.
Configurações
4.
Notificações
5.
Os sites podem pedir notificações
Você quer ficar ciente das notícias de saúde mais importantes e receber Notificações em tempo real?