Favela de Molino: o silo está em ruína e deve ser demolido, diz Crea

Uma análise realizada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP), a pedido do governo Tarcsio de Freitas (republicanos), ressalta que a favela do silo Moinho, no centro de São Paulo, está em ruínas. O relatório recomenda a demolição do reservatório.

De acordo com os profissionais envolvidos no estudo, o silo está “em condições desfavoráveis ​​para a estabilidade global, incluindo a deterioração de materiais e compostos simples usados ​​em sua construção. O marco local está em um estado de ruína, por enquanto parcial agora”, diz o documento, que foi enviado ao ministério do desenvolvimento urbano e da habitação (SDUH).

1 de 9

PMS na moinho favela

Valentina Moreira/Metropolis

2 de 9

Escritório de Polícia no Moinho Favela

Valentina Moreira/Metropolis

3 de 9

A PMS usou o Shield para avançar contra protestos na linha de 8 diamantes

Valentina Moreira/Metropolis

4 de 9

A fumaça invadiu o centro de São Paulo durante um protesto contra a demolição de casas no Moinho Favela

Valentina Moreira/Metropolis

5 de 9

Favela de demolição de Moinho

CDHU/Reprodução

6 de 9

Mill Favela está entre duas linhas de trem CPTM

Jessica Bernardo/Metropoles

7 de 9

CDHU CASAS de la Favela do Mill

VEJA  A equipe de Lady Gaga fala sobre a ameaça de bomba em um show rio

Jessica Bernardo/Metropoles

8 de 9

Ruas da Terra, cabanas de madeira e cabos emaranhados fazem parte da paisagem de favela moinho

Jessica Bernardo/Metropoles

9 de 9

Favela do Moinho havia regularizado o saneamento básico em 2022

Jessica Bernardo/Metropoles

A estrutura que abrigou a produção da fábrica central, desativada na década de 1980, é feita de concreto armado e não tem evidências de manutenção preventiva, de acordo com o relatório da CREA. “Ao considerar os fatores mínimos de segurança que serão adotados como uma maneira de preservar a vida humana, bem como os danos materiais e ambientais, a demolição responsável da estrutura é recomendada”, diz o documento.

Demolição da casa

O governo do estado começou no mês passado, a demolição de casas desempregadas da Moinho Favela. A ação tornou -se uma fonte de protestos dos moradores e foi desencadeada na decisão do governo federal de interromper o processo de alocação do território.

A terra onde a favela é instalada foi ocupada pelos moradores nos anos 90, após a desativação de uma antiga fábrica de farinha. O site foi transferido para a Federal Railway Network (RFFSA), foi leiloado, mas recentemente retornou aos ativos da União após uma decisão judicial. Atualmente, a área é administrada pelo Ministério do Patrimônio Urbano (SPU).

VEJA  O salário mínimo em SP aumenta 10% e pode ser Trump de Tarcisio

Em novembro de 2023, a Tarcisio Management enviou um pedido de sindicato para entregar espaço ao estado. A proposta é usar a área para construir o parque urbano de Moinho, bem como outras instalações. Para isso, o governo federal exigia, como contrapartida, que o estado apresentaria um plano de reassentamento para os moradores.

Leia também

Em meio às críticas do programa habitacional, aconselhou, entre outros aspectos, a incentivar os moradores a decepcionar sua própria renda e pressioná-los a assinar a parte dos contratos das famílias aceitaram as propostas e deixaram a favela, anulando as casas na fábrica.

Foi então que a barreira começou com a demolição ou não de imóveis. O governo do estado afirma que as casas vazias representam um risco para a segurança e a saúde dos residentes que permanecem na favela e defendem a derrubada do setor imobiliário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio

spot_imgspot_img

Recentes

O fonoaudiólogo fica surpreso com a melhoria dos jovens que acordaram do coma

Mesmo depois de passar por uma cirurgia neurológica muito alta, a estudante Maria Eduarda Mesquita Resenda, 18, surpreendeu a equipe médica no início de...

2 máscaras caseiras recuperam cabelos danificados e a final do frizz

Getty Images Cabelos secos, com frizz e sem vida? A solução pode estar mais próxima e acessível do que você pensa. Com apenas alguns...

Quem são vítimas de acidentes de ônibus para estudantes do UFSM?

A Universidade Federal de Santa María (UFSM) publicou, neste sábado (5/4), a lista do nome das sete pessoas que morreram no acidente com um...

A criança é atingida depois de afrouxar seu pai e correr em direção à rua. Vídeo

Uma criança foi atingida quando correu para a rua em São Mateus, no leste de São Paulo, na última sexta -feira (6/6). Uma câmera...

Descubra como os cães se conectam com seus donos

*O artigo foi escrito por Postdon Renata Roma, do Centro de Estudos de Comportamento da Universidade de Saskatchewan, Canadá, e publicado na plataforma Brasil...