O Distrito Federal está se preparando para outros feriados no meio da semana: Dia do Trabalho, nesta quinta -feira (1/5). Para servidores locais de administração pública, haverá um ponto opcional na sexta -feira (2/5), que prolongará o tempo de descanso até domingo (4/5).
Leia também
Devido a esta programação, serviços públicos e setores específicos podem ter mudanças nas atividades, incluindo a interrupção da assistência e dos visitantes.
Confira uma olhada:
Transporte
Na quinta -feira (1/5), o metrô funcionará das 7h às 19h. Em outros dias, o tempo será normal: das 5:30 às 23:30 na sexta -feira (2/5) e sábado (3/5) e das 7h às 19h no domingo (4/5). A taxa será gratuita apenas no dia e no domingo de férias, de acordo com o governo local.
Quinta -feira (1/5), os ônibus circularão com a mesa de férias; na sexta -feira, com horas de dia útil e ajustes em linhas específicas; Aos sábados e domingos, eles continuarão com a operação normal do fim de semana.
Lazer
Quem quiser desfrutar de férias com atividades de lazer terá várias opções. O zoológico de Brasília será aberto todos os dias, das 8h30 às 17h, com entrada permitida até as 16h, e o jardim botânico também, das 9h às 17h, ambos terão admissão gratuita na quinta -feira (1/5) e domingo.
O mirante da torre também estará aberto todos esses dias, das 9h às 18h45, com visitas gratuitas por ordem de chegada. O planetário da Brasília manterá as sessões no cume às 11h, 14h30, 16h, 17h e 18h. A casa do chá, no Powers Praça dos Três, fechará de férias, mas abrirá outros dias, das 10:30 às 19:30.
Nos parques ecológicos administrados pelo Brasilia Environmental Institute (IBRAM), a operação será de quinta -feira (1/5) a domingo (4/5). As 19 unidades serão abertas em vários momentos. Olhe tudo aqui.
A biblioteca nacional, o espaço de Oscar Niemeyer e outros pontos culturais do distrito federal serão fechados até domingo. Cine Brasília mostrará um show especial em homenagem ao Dia do Trabalho. Outros museus e centros culturais funcionarão normalmente. E o espaço Renato Russo será aberto apenas no sábado (3/5).
Assistência social e de saúde
Emergências hospitalares, unidades de emergência, serviço de atendimento de emergência móvel (samu-telefone 192), a casa do parto e parte dos centros de atendimento psicossocial (CAP) operam 24 horas.
Unidades básicas de saúde (UBSS), centros de especialidades odontológicas (CEO) e ambulatórios de hospital não funcionam na quinta -feira (1/5), mas retomam a atenção na sexta -feira (2/5).
A urgência dentária do Hospital Regional da Ala Norte (HRAN) estará aberta todos os dias e a do Hospital Regional Gama (HRG) abrirá novamente na sexta -feira (2/5) à noite. A vacinação populacional será suspensa apenas em 1º de maio.
Veja aqui como outros serviços de saúde funcionarão.
Os restaurantes comunitários normalmente trabalham todos os dias, com exceção das unidades estruturais, TceilânDia e Sol Nascent, que serão abertas apenas no sábado (3/5), e Santa María, Samambaia e Paranoá, que estão sob manutenção.
As vagas, a unidade de proteção social de 24 horas (UPS) e a unidade de recepção estão abertas. Os centros de referência (Craras e Creas) e a coexistência (Cecon) não funcionam.
A casa feminina brasileira e a casa do abrigo mantêm atenção ininterrupta. E o escritório do Defensor Público do Distrito Federal (DPDF) terá apenas 24 serviços legais ligando para 61 993-590-015.
Justiça e cidadania
O Secretariado do Distrito Federal de Justiça e Cidadania (Sejus) não será aberto até segunda -feira (5/5).
Casos urgentes podem ser registrados por meio de telefonemas para a coordenação de acusações de violação de crianças e adolescentes (CISDECA), 18 de maio do centro e seu núcleo correto. O Instituto de Proteção ao Consumidor (Procon-DF) e as atividades de retomada no tempo na segunda-feira (5/5).
As agências de trabalhadores não funcionarão na quinta -feira (1/5) ou sexta -feira (2/5).
Educação e esporte
Escolas e centros de viveiros públicos estão fechados de quinta -feira (1/5) a domingo (4/5). Com o dia “acadêmico móvel”, sexta -feira (2/5) pode ser opcional nas escolas do distrito federal ou terá uma substituição futura, dependendo do endereço de cada unidade de ensino.
Os centros olímpicos e paraolímpicos (COP) não funcionarão por quatro dias.
Com informações da AgÊncia Brasilia