O atual prefeito, o deputado federal Hugo Motta (Republicons-PB) usou dinheiro público para alugar um avião por US $ 110.000 e participar do 80º aniversário do senador Jader Barbalho (MDB-PA) em Belém.
A celebração ocorreu em 26 de outubro do ano passado, no sábado. Hugo Motta pegou o avião em Brasília às 11:15, abordando Belém. Ele participou do partido e, às 16h15, retornou à capital federal. O relatório de voo indica que ele era o único passageiro.
1 de 4
Hugo Motta, prefeito
Vinícius schmidt/metropolis @vinicius.foto
2 de 4
Hugo Motta, prefeito
Vinícius schmidt/metropolis @vinicius.foto
3 de 4
Prefeito Hugo Motta
Vinícius schmidt/metropolis @vinicius.foto
4 de 4
Prefeito Hugo Motta
Marina Ramos / Câmara de Deputados
Os republicanos pagaram ao aluguel da aeronave com dinheiro do fundo do partido, que, por lei, deveriam ser destinados às despesas diárias das legendas.
Em outubro de 2024, Hugo Motta estava fazendo campanha por sua candidatura à presidência da Câmara. A festa de aniversário de Jader Barbalho também teve a presença do então presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e do senador Ciro Nogueira (PP-PI).

Enquanto gasta US $ 110.000 em dinheiro público para alugar Jatinho e ir à festa de aniversário, Hugo Motta acusou o governo do Presidente Luiz Inacio da Silva (PT) Responsabilidade tributária. Além disso, ele defendeu uma máquina mais eficiente e menos pública.
Em junho, coluna Andreza Matais, de MetrópoleEle mostrou que o prefeito gastou US $ 27.000 em um jantar para 30 políticos. O buffet foi para R $ 904 por deputado atual.
Hugo Motta diz que não há irregularidades no jato gráfico para a festa de aniversário
Em um comunicado, o escritório de imprensa de Hugo Motta negou irregularidades.
“O pagamento foi feito regularmente, de acordo com a legislação atual e as regras internas da parte, sem irregularidade ou incorreção nos procedimentos adotados”, disse ele.
