INSS Farra: o ministro do STF solicita processos e dados sobre consultas

Andressa ANHOHET/SCO/STF

André Mendonça
1 de 1 André Mendonça – Foto: Andressa Aneholote/SCO/STF

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou que a Polícia Federal (PF), o Controlador Geral da União (CGU) e o Tribunal Federal de Auditores (TCU) que fornecem informações sobre investigações relacionadas ao dedo de descontos incorretos nos retirados Metrópole.

A decisão ocorreu em uma ação apresentada por um Instituto de Defesa para que os deficientes bloqueie os descontos indevidos, que foram suspensos pelo INSS após a operação gratuita de descontos, desencadeados pela polícia federal (PF) em abril, contra o esquema de fraude de aposentadoria que arrecadaria até US $ 6,3 bilhões desde 2019.

Leia também

Solicitações de André Mendonça

  • O ministro André Mendonça enfatizou que o PF deve fornecer as informações, em um “caráter confidencial”, sobre quais consultas sobre fraude no INSS estão em andamento e quais entidades estão sob investigação.
  • A Mendonça também solicitou uma série de informações dos acordos de cooperação técnica (ACT) que permitiram que as entidades fizessem descontos associativos diretos mensais no cheque de pagamento dos aposentados, dados sobre acordos cancelados e até números de desconto indevidos já encontrados pela agência.
  • O ministro também solicitou cópias dos procedimentos administrativos abertos sobre o caso do Controlador Geral da União (CGU) e do Tribunal de Auditoria Federal (TCU).
  • Seguindo a ação e solicitando informações das autoridades, Mendonça também determinou que o Escritório do Procurador -Geral (PGR) e o Procurador Geral da União (AGU) se expressam sobre a ação. Nesta ordem, o ministro não decidiu sobre a ordem judicial e o mérito feito pela entidade.
  • A ação estava pedindo uma ordem judicial para suspender todos os descontos indevidos, que já o fizeram. De acordo com o mérito, ele pede à Suprema Corte que revogue as regras dos INSs que permitem que a possibilidade de fraude se aposentasse e determine o corpo que institui os mecanismos de prevenção e auditoria desses descontos.
VEJA  Gráfico de fraude: Stop, General Braga Netto é interrogado no STF. Ir

1 de 3

Ministro André Mendonça em julgamento sobre regulamento da rede

Vinícius schmidt/metropolis @vinicius.foto

2 de 3

A PF lançou a operação sem desconto em abril deste ano

Bornno esaki/metropolis @brenaesakifoto

3 de 3

Automóvel apreendido pela polícia federal na operação de fraude no INSS

Reprodução

“O desempenho do INS, negligenciando a moral administrativa, contradiz o objetivo da gestão de recursos públicos, que deve ser aplicada ao benefício da comunidade, com atenção especial ao segurado pela seguridade social”, disse a entidade na ação.

Scandal de INSS

  • O escândalo do INSS foi revelado por Metrópole Em uma série de relatórios publicados em dezembro de 2023. Três meses depois, o portal mostrou que a coleção de entidades com descontos mensais aposentados havia demitido, atingindo R $ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações responderam a milhares de demandas por tensões seguradas.
  • Os relatórios de Metrópole Eles levaram à abertura de uma investigação da Polícia Federal (PF) e forneceram as conclusões do Controlador Geral da União (CGU).
  • No total, 38 artigos de portal foram listados pelo PF na representação que deu origem à operação sem desconto, lançada em 4/23 e culminou com as demissões do presidente de Inssandro Stefanutti e o ministro da Seguridade Social, Carlos Lupi.
VEJA  O homem que solicitou um golpe para os caixas eletrônicos dos bancos é preso no DF

Quais tópicos você deseja receber?

Ícone de Campana para notificações

Parece que seu navegador não está permitindo notificações. Siga as etapas abaixo para habilitá -las:

1.

Ícone de ajuste do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configuração

Configurações

4.

Ícone de Campana para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância em notificações

Os sites podem pedir notificações

Metropolis.com

São Paulo

Você quer estar no topo das notícias de São Paulo e receber Notificações em tempo real?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio

spot_imgspot_img

Recentes

O líder supremo do Irã prepara a sucessão e se refugia em bunker

O líder supremo do Irã, Ayatolá Ali Khamenei, nomeou três clérigos como candidatos a sucessão no sábado (21/06/2) antes da assembléia de especialistas. A...

Direita ou esquerda?

Terovesalainen/Pixabay Quem é o mais rápido? Respostas de 2.491 leitores: Para a direita - 77,9% A esquerda - 22,1% Quais tópicos você deseja...

Aos 70, o ativo ativo mais antigo ativo para a Terra

A sonda russa Soyuz MS-26 voltou à Terra no domingo (20/4) com três pessoas a bordo. Entre eles estavam dois cosmonautas russos: Alexei Ovchinin...

PT pega os maiores estados em troca de um estágio para Lula

Os petistas podem desistir de seus próprios pedidos ao governo das três maiores universidades eleitorais do país para garantir posições competitivas na tentativa de...

Sem energia por duas semanas, a ETEC adota aulas remotas para 870 alunos

Visualização de reprodução/Google Street Mais de 800 alunos da Escola Técnica do Estado de Santa Ifigenia (ETEC), no centro de São Paulo, não têm...