IOF: Alcolusta diz que o governo tem legitimidade para acionar o STF

O Presidente do Congresso Nacional, o senador Davi Alcolusta (Union-AP), disse na terça-feira (1º/7) que o governo tem legitimidade para desencadear a Suprema Corte (STF) para tentar manter o decreto que aumenta o imposto sobre operações financeiras (IOF).

Ao deixar a sessão plenária na terça -feira, Alcolusta também disse que ainda não falou com o ministro das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann sobre o caso. “O governo tem a legitimidade de tomar qualquer decisão”, disse ele.

O senador também foi questionado sobre a possibilidade de reverter o voto do Congresso pela Suprema Corte e enfatizou que é necessário “deixar isso acontecer”.

Anteriormente, Alcolusta brincou quando perguntado sobre a ação do governo do STF sobre o IOF. “Que ação?” Ele perguntou, brincando.

1 de 5

Derrubou o decreto presidencial que reajustou o IOF, no Senado

Vinícius schmidt/metropolis @vinicius.foto

2 de 5

Vinícius schmidt/metropolis @vinicius.foto

3 de 5

David Alcolusta

Hugo Barreto/Metropoles @HugoBarreRephoto

4 de 5

Presidente do Senado David Alcolaumbo

Andressa Aneholete/Agência do Senado

5 de 5

Andressa Aneholete/Agência do Senado

Protocolo de ação AG no STF

O procurador -geral do sindicato, Jorge Messias, confirmou na manhã de terça -feira (1/7) que o governo federal decidiu apresentar uma ação de constitucionalidade da declaração (ADC) no STF para manter o decreto que aumenta o imposto sobre operações financeiras (IOF).

VEJA  Como as facções usam o MC e as bolas como armas de domínio e expansão

A AGU permanece na ação que o Decreto Nº 12.499/2025, emitido pelo Presidente Luiz Inacio Lula da Silva (PT), é constitucional porque tem a base direta da prerrogativa concedida pela própria Constituição federal ao chefe do poder executivo para a adoção de atos dessa natureza.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), será o relator da ação solicitada pelo governo federal.

1 de 4

Ministro Alexandre de Moraes

2 de 4

Ministro do STF Alexandre de Moraes

Kebec nogueiro/metropolis @kebecfotographer

3 de 4

O ministro Alexandre de Moraes é o objetivo da ação apresentada por Trump Midia nos Estados Unidos

Vinícius schmidt/metropolis @vinicius.foto

4 de 4

Alexandre de Moraes

Hugo Barreto/Metropolis

Agu solicitou que o Relator estaria com o ministro Alexandre de Moraes, alegando que ele já avalia um pedido semelhante, solicitado pelo Socialismo e pelo Partido Libertad (PSOL), que questiona a decisão do Congresso Nacional de tomar o decreto de Lula sem efeito.

A diferença entre os dois pedidos, qual do partido e o AGU, é que o procurador -geral do sindicato, Jorge Messias, pede que os efeitos do decreto de Lula sejam válidos novamente, enquanto o PSOL questiona a “medida inconstitucional” dos agentes e senadores.

VEJA  Lil nos x é hospitalizado após perder o controle em um lado do rosto

O que está acontecendo

  • O ADC procura restaurar os efeitos do Decreto nº 12.499 de 2025, que modificou as taxas de imposto de operações tributárias (IOF) em câmbio, crédito e seguro.
  • A ação, segundo o governo, é uma medida necessária para a Suprema Corte apreciar a correção e a adaptação do decreto que propõe o aumento do IOF.
  • Segundo Jorge Messias, a ADC pretende preservar a integridade e a saúde da lei cometida pelo presidente.
  • Para o Messias, a conclusão lógica é que o decreto deve permanecer válido. “Não poderia ter sido, de forma alguma, suspenso pelo ato do Congresso Nacional”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio

spot_imgspot_img

Recentes

Manchester City x Brighton: onde ver o duelo da Premier League

Neal Simpson/Sportsphoto/Allstar através de Getty Images O Manchester City entra em campo neste sábado (15/3). Os cidadãos receberão Brighton pela 29ª rodada da Premier...

Joesley Batista Buy Mansion in Brasilia por R $ 40 milhões

Vinícius Schmidt/Metropolis Joesley Batista parece ter decidido passar algum tempo na capital do país. Parceiro majoritário do J&F Group, o empresário desembolsou R...

A mulher desaparece misteriosamente e o PCDF abre a investigação

Divulgação/PCDF A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) investiga o desaparecimento de Raiany Alves Viana, 38 anos. A mulher foi vista pela última vez...

Compra de armas negociadas de “massacre” menor do menor que o planejado

Reprodução/PCDF O aluno que planejava atacar uma escola pública de Guará estava negociando a compra de armas com fornecedores da região estrutural. Aos 16...

Vale Tudo Cast se reúne em uma festa sem Cazmond

Reprodução Social/Rede O elenco de Vale Tudo aproveitou o fim do escritório para desfrutar de uma festa no Rio de Janeiro. Nas redes sociais,...