ITAMARATY IMPLEMMENTES COMITÊ DE DIPLOMACA CULTURAL: Saiba mais

O Instituto Guimarães Rosa (IGR), do Ministério das Relações Exteriores, anunciou recentemente os 21 membros do Comitê Consultivo do Programa de Diplomacia Cultural de Guimarães Rosa. A iniciativa representa um passo importante para democratizar a diplomacia cultural brasileira e expandir a participação da sociedade em ações internacionais para promover a cultura nacional.

Criado no final de 2024, o comitê consiste em sete segmentos diferentes, cada um com três membros. Os membros atuarão por um mandato de dois anos, sem remuneração, e terão seu principal objetivo de contribuir para as estratégias culturais de Itamaratía em diferentes regiões do mundo.

De acordo com Marco Antônio Nakata, diretor da IGR, a criação do Comitê Consultivo visa proporcionar maior transparência e participação da sociedade em decisões culturais internacionais.

Leia também

“Nossa idéia é precisamente ser capaz de expandir a participação. Através desse diálogo com grandes profissionais de vários segmentos da área cultural, reuniremos sugestões, apresentaremos novas estratégias e fortaleceremos a disseminação da cultura brasileira no exterior”, disse Nakata em uma entrevista com Metrópole.

VEJA  Caetano Veloso faz uma participação surpresa no concerto de Gilberto Gil

Ele também ressalta que o comitê é apenas o primeiro passo para o diálogo expandir e permitir o reconhecimento de jovens talentos e novas tendências culturais.

Entre os representantes do segmento audiovisual, Marcus Ligocki Jr., diretor, produtor e roteirista se destaca. Para ele, o audiovisual desempenha um papel fundamental na construção da sólida diplomacia cultural alinhada com os interesses do Brasil no cenário internacional.

“As manifestações de arte e cultura de um país são o recurso mais eficaz para construir relacionamentos com outras culturas e diálogos de abertura. O audiovisual reúne todas as artes em um único idioma, cujos canais de exposição atingem grande parte da população mundial”, explicou.

De acordo com o criador do comitê, Nakata, a diversidade cultural também é um dos pontos centrais do comitê, cujo objetivo é avaliar as expressões artísticas de todas as regiões brasileiras.

“Há uma preocupação por ter um equilíbrio regional de estilos e gênero. Queremos que essa representatividade esteja presente em todas as nossas iniciativas internacionais”, disse ele.

VEJA  Gilmar Mendes nega os pedidos de eliminação do presidente da CBF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio

spot_imgspot_img

Recentes

Os fãs organizados dos coríntios são proibidos dos estádios em 2025

Imagens Ricardo Moreira/ Getty São Paulo - A Federação de Futebol Paulista (FPF) participou de uma carta do escritório do promotor público de São...

Trump recebe Netanyahu e celebra que os países querem negociar a taxa

Avi Ohayon (GPO) / Folheto / Anadolu através de Getty Images O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse esperar obter "bons acordos" com...

A noite do vinho marca o dia do mundo de Malbec na embaixada argentina

ELE Dia Mundial de Malbec Ele mudou a embaixada argentina na quarta -feira (30/4) em uma prestigiada noite. Os amantes de vinho e convidados...

Ouça: os militares dizem que a falta de câmeras facilita a tortura no quartel

São Paulo - Áudios e impressões obtidas por Metrópole Eles mostram o pessoal militar do arsenal do exército brasileiro de São Paulo em Barueri,...

O motorista do ônibus é feito refém no leste de São Paulo

Reprodução de TV/Bandeirantes São Paulo - O motorista de um ônibus de transporte público está sendo refém em um terminal na Luiz Aires Avenue,...